APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Programas > OLHO VIVO NA ESTRADA
O PROGRAMA

O programa “Olho vivo na estrada” tem como objetivo prevenir acidentes no transporte rodoviário de produtos químicos, por meio da conscientização dos motoristas sobre a importância do comportamento humano no trânsito. A iniciativa faz parte de um sistema de gerenciamento de riscos na qual a meta é a redução à zero no número de acidentes nas estradas envolvendo o transporte de produtos químicos.

O conceito básico do programa é de que, antes de um grande acidente, ocorreram várias pequenas falhas nas operações de transporte. O “Olho Vivo na Estrada” incentiva, portanto, que o motorista relate essas ocorrências, possibilitando então a adoção de ações preventivas ou corretivas.

Originalmente, o programa foi desenvolvido e implementado pela empresa Dow no Brasil entre os anos de 2001 e 2004. Posteriormente, com o apoio da ABIQUIM, ABICLOR e SEST SENAT, a ação foi difundida para toda indústria química no Brasil e seus prestadores de serviços logísticos. A iniciativa também teve o apoio da ASSOCIQUIM – Associação Brasileira do Comércio de Produtos Químicos; da NTC – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística; da ABTLP – Associação Brasileira do Transporte e Logística de Produtos Perigosos; da FETCESP – Federação dos Transportadores de Carga do Estado de São Paulo; e do SETCESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo.

O grande desafio do século XXI consiste em definir como as organizações industriais e empresariais irão garantir a sustentabilidade de seus negócios. Um sistema de gerenciamento de riscos que leve as organizações a uma condição ideal próxima ao “nível zero em acidentes”, inclusive na distribuição, é elemento essencial da resposta a esse desafio. Por isso, o Programa Atuação Responsável® no Brasil é um compromisso das indústrias químicas associadas à ABIQUIM e representa uma ética de negócios com o objetivo de levar o respeito e a confiança do público na indústria química por meio de um processo de melhoria contínua em saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade empresarial.

Parte integrante do programa Atuação Responsável®, o “Olho Vivo na Estrada” visa melhoria contínua para a etapa logística da cadeia produtiva, criando um sistema de gerenciamento de risco para a redução de acidentes, com foco no comportamento humano.

FLUXO ESTRUTURA DO PROGRAMA OLHO VIVO NA ESTRADA