No dia 07 de dezembro, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) entregou ao presidente Jair Bolsonaro um documento com 44 propostas para a retomada da indústria e geração de emprego, em um encontro promovido pela própria entidade, que contou também com a participação de vários ministros e outras autoridades federais, presidentes de federações e integrantes do Fórum Nacional da Indústria (FNI) e da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).
O documento abrange as áreas de tributação, eficiência do Estado, financiamento, infraestrutura, meio ambiente, inovação, educação, comércio exterior, relações de trabalho e micro e pequenas empresas. Ele foi elaborado com base em subsídios das Federações Estaduais de Indústria, das Associações da Indústria, da MEI e de reuniões com empresas coletados durante o ano e refinados em reuniões dos Fóruns e Conselhos Temáticos da CNI e do FNI.
As primeiras 19 são propostas podem ser adotadas diretamente pelo governo federal e as demais 25 envolvem a participação do Congresso Nacional.
Acompanhe algumas delas:
. Seguir com os esforços para a acessão do Brasil à OCDE
. Regulamentar a Nova Lei do Gás Natural
. Privatizar as administrações portuárias públicas
. Aperfeiçoar os instrumentos de defesa comercial
. Avançar em medidas infralegais de modernização, simplificação e eficiência das relações de trabalho de curto e médio prazos
. Aprovar a Reforma Tributária
. Reduzir os custos e aumentar a competitividade do setor elétrico
. Aprovar o Novo Marco Legal de Ferrovias
. Garantir a segurança hídrica
. Criar um mercado regulado de carbono
. Acelerar a implementação das redes 5G no Brasil e garantir a infraestrutura necessária
Para ler o documento na integra, clique aqui