APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Seminário de Mudanças Climáticas mostrará linhas de financiamento para projetos sustentáveis

Terca-Feira, 29 de Outubro de 2013


Em 4 de novembro, será realizado em São Paulo o ‘Seminário Mudanças Climáticas: Em busca de soluções sustentáveis’. Representantes da indústria química brasileira e internacional, autoridades do governo e de órgãos ligados à área de meio ambiente e sustentabilidade debaterão oportunidades e soluções que ajudem a reduzir os impactos dos Gases de Efeito Estufa (GEE) no Brasil e no mundo. Em um dos painéis, o chefe de Departamento de Meio Ambiente do BNDES, José Guilherme da Rocha Cardoso, apresentará as linhas de financiamento da instituição para projetos de proteção ao meio ambiente. Além de discutir como essas medidas podem contribuir economicamente com as empresas, especialistas da indústria e representantes do governo também definirão a posição do Brasil com relação ao tema para a apresentação na Conferência das Partes 2013 (COP-19).

De acordo com Cardoso, as linhas de financiamento oferecidas pelo BNDES são bastante atrativas. “Esses recursos são fundamentais tanto para as empresas que dependem deles para viabilizar um investimento, quanto para aquelas que precisam deixar o projeto sustentável financeiramente mais atrativo do que os outros”, explica Cardoso. Embora o investimento inicial possa ser mais elevado, o custo operacional compensa. De acordo com Cardoso, aumentando a eficiência da planta, ela gastará menos energia e água, além de agregar valor aos resíduos. “Sem dúvida, vale a pena, pois o saldo é amplamente positivo, seja do ponto de vista econômico, seja pela imagem da empresa, que dá legitimidade para que ela continue operando”, garante o especialista.

A CasaE, da empresa Basf, é um exemplo concreto de aumento sustentável da eficiência graças à inovação da indústria química. Localizada na zona sul de São Paulo, a CasaE traz muitas novidades para o mercado de construção brasileiro e coloca à disposição da indústria e de projetos residenciais a mais diferenciada tecnologia em materiais de alta performance, eficiência energética e proteção climática. Segundo a gerente de Sustentabilidade da Basf, Flávia Tozatto, a CasaE apresenta soluções para redução do consumo de água, energia e emissão de CO2. “A estimativa de redução de energia elétrica é de até 70%, graças ao uso de materiais diferenciados. Reaproveitamos a água da chuva e também reduzimos a quantidade de resíduo gerado pela construção”, assegura Flávia. Um dos objetivos da CasaE é gerar demanda das tecnologias aplicadas na construção para que a produção possa entrar em escala e, assim, reduzir os custos dos materiais. Para Flávia, a indústria química tem o papel de oferecer soluções economicamente viáveis e com impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente. “A indústria química está no início de todas as cadeias de produção e, a partir do momento em que ela oferece produtos que ambientalmente mais responsáveis, faz com que todo o processo produtivo seja mais equilibrado e contribua para a redução dos efeitos climáticos, tornando-se a grande protagonista de um futuro mais sustentável”, conclui.

Outro exemplo é dado pela Braskem, que criou o polietileno de fonte renovável – etanol de cana de açúcar –, conhecido como plástico verde. Esse biopolímero, que já recebeu diversos prêmios e reconhecimentos no Brasil e no exterior, se caracteriza pela pegada ambiental positiva, uma vez que captura gás carbônico da atmosfera. O polietileno verde I’m greenTM possui as mesmas características do polietileno tradicional, como ser inerte, resistente e reciclável, com a vantagem de ter origem renovável, o que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa através da absorção de CO2 da atmosfera durante o processo de crescimento da cana-de-açúcar. A Braskem inaugurou, em setembro de 2010, a unidade industrial para a produção anual de 200 mil toneladas de eteno derivado de etanol, transformado em volume equivalente de polietileno verde I’m greenTM.

SERVIÇO
Seminário: Mudanças Climáticas: em busca de soluções sustentáveis
Data e horário: 4 de novembro de 2013, das 8h30 às 18h.          Local: sede da CNI. Rua Surubim, 504 - Brooklin Novo, São Paulo (SP)
Taxa de inscrição: R$ 400,00 (associadas à Abiquim) ou R$ 600,00 (não associadas).
Inscrições: http://www.abiquim.org.br/curso-e-evento/lista-de-evento



Informações à Imprensa:
Allcomm Partners
Ligia Leme 
 ligia@allcommpartners.com.br / (11) 96152-7788
Mario Henrique
 mh@allcommpartners.com.br  / (11) 99651-8706