APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Sustentabilidade foi destaque no 3º Encontro Anual de Cola, Adesivos e Selantes da Abiquim

Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2021


O 3º Encontro Anual de Cola, Adesivos e Selantes, evento online, gratuito e promovido pela Comissão Setorial de Colas, Adesivos e Selantes da Abiquim no dia 18 de novembro teve como tema central a sustentabilidade.

 

O primeiro painel ficou a cargo de Elaine Andreata Azeituno, gerente de Relacionamento com Cliente e Mercado da Abiquim, que apresentou dados sobre o desempenho do setor em 2020.

 

Dando sequência à programação, Karina Nantes, gerente de negócios para os setores químicos e farmacêuticos da DHL Global Forwarding, falou sobre os impactos logísticos da pandemia no segmento de adesivos. Já os painelistas Sérgio Crude, head em Segurança, Saúde, Meio Ambiente (SSMA/SHE/EHS) e Sustentabilidade (ESG) na Henkel, e Marina Rossi, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Braskem explicaram, respectivamente, como os adesivos contribuem para a sustentabilidade e economia circular, e questões de sustentabilidade e neutralidade de carbono em experiências na Braskem.

 

De acordo com Carlos Motta, coordenador da Comissão de Colas, Adesivos e Selantes, a empresa que não cuida do meio ambiente e das suas fontes e também não se preocupa em se renovar tende a ser extinta num curto espaço de tempo dada a relevância da sustentabilidade. “Este não foi apenas um seminário. Os painéis apresentados geraram pontos importantes de reflexão. Hoje vemos empresas optando exclusivamente por adesivos que tenham apelo de reciclagem, reúso e reaproveitamento, sinalizando que a sustentabilidade é um caminho sem volta. Já na área de logística, se por um lado vivenciamos um temor desencadeado pela pandemia e consequentemente pela insegurança de suprimento, alto custo do frete, falta de contêineres etc, também pode ser um incentivo para que todos voltem seus olhares para a indústria local”, declarou.

 

Ciro Marino, presidente executivo da Abiquim, reforçou o potencial do setor químico, lembrando que 96% das cadeias produtivas dependem diretamente da química. “Ela será a solução de suporte e desenvolvimento para trazer um mundo menos poluente. Paulatinamente, vamos migrando da dependência da petroquímica para a dependência de carbono a partir de renováveis. E não somente para a produção de matéria-prima e insumos, mas para as questões energéticas – como solar, eólica e até o hidrogênio que vem crescendo forte”. Marino finalizou o evento convidando todas as empresas a participarem da comissão, aderindo à pesquisa com toda a segurança de confidencialidade de dados. “A estatística aqui apresentada foi resultado de uma mostra que equivale a 80% do total da produção nacional. Porém, quanto mais participantes tivermos, mais eficiente será a informação – uma ferramenta para que cada empresa possa planejar o seu futuro e fazer seu planejamento de orçamento, não somente para ações de curto prazo, mas também projeções de tendências e tecnologias”.

 

Mais esclarecimentos podem ser obtidos com a Coordenadora Executiva da Comissão Setorial de Colas, Adesivos e Selantes da Abiquim, pelo e-mail: carolina.poncedeleon@abiquim.org.br

 

O evento foi gravado e está disponível no canal do Youtube da Abiquim. Clique aqui