APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

6º Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação encerra sua programação destacando a química como solução para o desenvolvimento sustentável

Quinta-Feira, 04 de Novembro de 2021


A química como solução para a mitigação das mudanças climáticas’

e ‘Políticas públicas para inovação e sustentabilidade’ foram os destaques do último dia do evento



O quarto e último dia do 6º Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação foi dividido em dois painéis. No primeiro, Jorge Soto, coordenador da Task Force de Advocacy do Grupo de Liderança em Energia e Clima do Conselho Internacional das Associações de Química (ICCA) e diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, falou sobre ‘A química como solução para a mitigação das mudanças climáticas’.

 

Soto apresentou o estudo ‘Enabling the Future’, feito pelo ICCA, que avaliou em torno de mil soluções já adotadas ou em desenvolvimento pela indústria química global para a questão das mudanças climáticas. O estudo apresenta em detalhes 17 grupos de soluções que juntas têm o potencial de redução de 5 a 10 GT de CO2 até 2050, o que equivale de quatro a cinco vezes as emissões brasileiras. Como integrantes da mesa redonda do painel, estiveram Eduardo Bastos, head de sustentabilidade da Bayer Crop Science; Tiago Acedo, gerente de marketing Ruminantes para América Latina, DSM; e Nei Arruda, líder de sustentabilidade em nutrição animal da Evonik.

 

No segundo painel, para o debate sobre políticas públicas para inovação e sustentabilidade, participaram Edson Silveira Sobrinho, subsecretário de regulação e mercado da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME); Francisco Silveira dos Santos, coordenador de instrumentos de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP), coordenador de meio ambiente da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica); e Idenilza Miranda, coordenadora da diretoria de inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

“O Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação é um evento singular pois pudemos reunir não apenas o setor privado, mas o setor público, a academia e profissionais de diversas áreas em torno de temas extremamente relevantes”, afirmou Ciro Marino, presidente-executivo da Abiquim. “O Brasil tem uma série de vantagens competitivas em relação aos outros países no que tange às matérias-primas em geral, quer seja óleo, gás, minérios e água. O País poderia colocar nossa indústria que hoje está na 6º posição mundial para a 4ª posição. Isso significaria basicamente dobrar a indústria química, num projeto de 20 a 30 anos. É um desafio factível, mas isso não se fará sem cuidar do meio ambiente, das questões de sustentabilidade, um bom modelo de governança por trás de todos esses processos e, principalmente, inovação. A indústria química tem muito a contribuir para que as demais cadeias produtivas usufruam desses benefícios de inovações. Seremos parceiros, seguramente, de todos os demais segmentos industriais”, finalizou Ciro Marino.

 

O Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação contou com o patrocínio de: Additiva Químicos, Arkema, Braskem, Elekeiroz, Grupo Sabará, Ceslog e Oxiteno e apoio institucional da ABIT, CEBDS, CNI, COFIC, COFIP ABC, FIESP, NEITEC, Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, Senai, Sinproquim e Sociedade Brasileira de Química.

 

Para quem não pôde participar ou quer rever toda a programação do 6º Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2021, basta acessar o link https://eventials.com/abiquim/