APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Agenda logística da indústria química avança no bimestre

Quinta-Feira, 04 de Novembro de 2021

A comissão de Logística da Abiquim acaba de disponibilizar o RAL- Relatório da Agenda Logística da Indústria Química – conteúdo produzido pela Consultoria Leggio, com o apoio da Associação. Entre os principais acontecimentos que impactaram a agenda ao longo do último bimestre, o documento destaca:

 

. O avanço do Projeto de Lei 4199/2020, denominado “BR do Mar”, na Comissão do Senado. Já aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a previsão é que o projeto ainda precise passar por outras duas comissões. Entretanto, há uma expectativa de que o PL possa ser levado ao Plenário sem o cumprimento destas agendas.


 . A aprovação do Marco Regulatório das Ferrovias no Senado. A Agenda Estratégica de Logística da Abiquim possui diversos pleitos que abordam este temas, tais como investimento na conservação das malhas atuais para transporte de produtos perigosos; priorização pelo início da execução de obras de construção da Ferroanel; estabelecer conexões mais diretas entre SP e a região Nordeste como alternativas à passagem pelo trecho Paulínia-Araguari-BH; investimento em conservação nas linhas da FCA e Reativação de trechos da FCA (BA-SE) e FTL; extensão da ferrovia da RUMO/ALL MN para além de Rondonópolis; e fomento à construção de novas malhas para integração com o Centro-Oeste.

 

. As atualizações dos Pisos Mínimos do Frete Mínimo. O ajuste foi aplicado apenas no Coeficiente de Deslocamento (CCD) relacionado ao consumo de combustível. Em média, a atualização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) resultou em elevação do índice CCD em torno de 5% para a categoria de carga lotação.

 

. O processo de tomada de subsídios com o objetivo de obter contribuições e informações para a revisão ordinária da agenda regulatória da ANTT para o biênio 2021/2022.

 

. Os leilões de terminais destinados a granel líquido, bem como a atualização da norma de atracação, ambos no Porto de Santos. 


. A aprovação do Plano Nacional de Logística pelo Governo Federal, conteúdo que apresenta elementos sinérgicos com a Agenda Estratégica de Logística ABIQUIM.


Com o propósito de representar e defender os interesses das associadas, a comissão de logística da Abiquim vem contribuindo com debates, ideias, boas práticas e informações para toda cadeia logística de produtos químicos nas áreas de Saúde, Meio Ambiente e Regulamentação.

 

Leia a íntegra do relatório aqui

Para informações adicionais ou esclarecimentos, basta enviar e-mail para: rodrigo.falato@abiquim.org.br