APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim participa de reunião do Grupo de Trabalho do Porto de Santos

Quinta-Feira, 04 de Novembro de 2021

No dia 29 de outubro, o grupo de trabalho da Santos Port Authority junto ao comitê formado pela Abiquim, Associação Brasileira de Terminais Líquidos (ABTL) e Sindicato Agências Navegação Marítima Estado São Paulo (SINDAMAR), se reuniu com outras entidades para dar andamento às ações de melhoria na produtividade das operações do Porto de Santos e das obras da Ilha Barnabé.

 

Enquanto o plano de ação para a retomada das obras na Ilha Barnabé está em definição junto ao setor de planejamento, os berços São Paulo e Bocaina estão operacionais, assim como os terminais AGEO e ADONAI que estão auxiliando no atendimento e cumprimento das regras estabelecidas pelo Ibama.

 

No que tange à produtividade, desde a homologação da calculadora de prancha – há cerca de um mês – a SPA emitiu 3 autos de inspeção, sendo 2 deles direcionados à operação de um mesmo navio. Os autos fazem parte do processo fiscalizatório da SPA que dá direito de resposta aos membros da operação do navio para que justifiquem sua ocorrência. Com base na resposta ou ausência dela, em último caso a SPA pode ordenar a desatracação do navio para possibilitar a entrada do próximo navio da fila. Até o momento não fora necessário ordenar desatracações.

 

A SPA também promoveu reuniões com agentes e operadores e recebeu propostas de adequações e melhorias da Norma da Autoridade Portuária (NAP), as quais estão sendo debatidas internamente e servirão como base para nova revisão futura.

 

Para informações adicionais ou esclarecimentos, basta enviar e-mail para: rodrigo.falato@abiquim.org.br