APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Reciclagem química e ODSs foram destaques no terceiro dia do Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2021

Terca-Feira, 26 de Outubro de 2021

Evento termina nesta quinta-feira (28) com os temas ‘A química como solução para a mitigação das mudanças climáticas’,

‘Políticas públicas para inovação e sustentabilidade’



Com a participação virtual de mais de 330 pessoas, o 6º Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação teve sua terceira sessão realizada no dia 21 de outubro. Os painéis trataram das iniciativas da indústria química na direção à economia circular e das contribuições do setor aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU.

 

Para Christoph Gahn, vice-presidente de Circularidade e Sustentabilidade de matérias-primas petroquímicas da Basf, a reciclagem química, chave para a economia circular, tem desafios no campo da regulação e da tecnologia.

 

Ele citou a pirólise para a reciclagem química como uma das tecnologias já produzindo resultados na Europa. “A pirólise está funcionando bem para embalagens. Temos desafios quanto ao grau de pureza. As características regionais do que hoje chamamos resíduos indicam que veremos muitos projetos regionais de reciclagem química, com tecnologias diferentes”, declarou.

 

O painel sobre ODSs teve uma apresentação de Ulisses Sabará, presidente da Química Sabará, em que ele falou sobretudo da importância do comprometimento dos acionistas com a busca pelas melhores práticas sócio-ambientais. “Eu fiquei fascinado pelo tema das mudanças climáticas em uma conferência que pude assistir em Genebra. A partir dali, trouxe essa cultura para a empresa e começamos a trabalhar focados nas oportunidades ligadas ao desenvolvimento sustentável”, contou. “Nossa criatividade faz com que encontremos bons negócios ligados aos ODSs e nossos colaboradores têm prazer em trabalhar em uma empresa na qual percebem tão claramente esse propósito.”

 

O Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação encerra sua programação nesta quinta-feira, dia 28 de outubro, com dois painéis. O primeiro deles, A química como solução para a mitigação das mudanças climáticas, às 9h, trará o keynote speaker Jorge Soto - Coordenador da Task-force de Advocacy do Grupo de Liderança em Energia e Clima do Conselho Internacional das Associações de Química (ICCA) e Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem – para falar sobre tecnologias e soluções da indústria química que contribuem para o desenvolvimento sustentável de outros setores e da sociedade, além das inovações tecnológicas da química para uma economia de baixo carbono.

Os debatedores são Eduardo Bastos, diretor de sustentabilidade, Bayer Crop Science; Tiago Acedo, gerente de marketing Ruminantes para América Latina, DSM; e Nei Arruda, líder de sustentabilidade em nutrição animal da Evonik. A moderação será feita por Mariana Maraccini (Bayer).

 

Políticas públicas para inovação e sustentabilidade será o painel das 10h, e contará com a participação de Edson Silveira Sobrinho,  subsecretário de regulação e mercado da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME); Francisco Silveira dos Santos, coordenador de instrumentos de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP), coordenador de meio ambiente da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica); e Idenilza Miranda, coordenadora da diretoria de inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A moderação desta mesa redonda será de Ciro Marino, presidente-executivo da Abiquim.

 

O Seminário tem como patrocinadores: Additiva Químicos, Arkema, Braskem, Elekeiroz, Grupo Sabará, Ceslog e Oxiteno e apoio institucional da ABIT, CEBDS, CNI, COFIC, COFIP ABC, FIESP, NEITEC, Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, Senai, Sinproquim e Sociedade Brasileira de Química.

 

Acompanhe o Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2021: https://eventials.com/abiquim/