APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Conselho Internacional da Indústria Química lança documento sobre a modernização da Organização Mundial do Comércio

Terca-Feira, 21 de Setembro de 2021

No dia 13 de setembro, o Conselho Internacional de Associações Químicas (International Council of Chemical Associations - ICCA)  com o apoio da Câmara de Comércio Internacional (Internacional Chamber of Commerce – ICC) divulgou um documento de posicionamento da Indústria Global sobre a modernização da Organização Mundial do Comércio (OMC).

 

O posicionamento reflete um consenso da indústria química de países desenvolvidos e em desenvolvimento dos diversos continentes e faz recomendações para restaurar a funcionalidade do sistema de comércio baseado em regras, bem como promover negociações multilaterais substantivas. São recomendações centradas no trabalhador, focadas na proteção da saúde humana e do meio ambiente e projetadas para apoiar uma economia mais sustentável.

 

Segundo Lisa Schroeter, presidente da Rede de Política Comercial da ICCA, os 164 membros da ICCA respondem por mais de 98% de todo o comércio global de produtos químicos, contribuindo com quase US$ 4 trilhões para a economia global. “Ninguém viu uma indústria global inteira se aglutinar em torno de ações claras para os membros da OMC como esta antes. Estamos orgulhosos do trabalho que fizemos e esperamos discutir nossas recomendações no Fórum Público da OMC no final deste mês. ” afirma a executiva.

 

Para Ed Brzytwa, diretor de comércio internacional do American Chemistry Council (ACC), em todo o mundo, os fabricantes ainda estão se recuperando de uma das conjunturas comerciais mais voláteis da história recente. “A ICCA analisou os inúmeros desafios que nossos membros enfrentaram nos últimos cinco anos e colocou essa experiência para trabalhar desenvolvendo um conjunto abrangente, detalhado e prático de recomendações para a reforma da OMC. Nosso documento conjunto é um guia para alavancar o comércio e a química para revigorar o crescimento econômico global e enfrentar desafios urgentes, como as mudanças climáticas.”

 

A Abiquim, como afiliada do ICCA, subscreve o documento. “É um posicionamento importante, que reflete o engajamento da indústria química global pela modernização e operacionalidade da OMC”, afirma Denise Naranjo, diretora de Assuntos de Comércio Exterior da Abiquim.

 

Para acessar o documento na íntegra, clique aqui

 

Informações acerca do tema podem ser obtidas com Eder da Silva, gerente de Assuntos de Comércio Exterior da Abiquim pelo e-mail eder.silva@abiquim.org.br