APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Olimpíada de Química do Estado de São Paulo 2022 contará com uma nova via de acesso

Quarta-Feira, 08 de Setembro de 2021


Estão abertas as inscrições da Seletiva para a Olimpíada Brasileira de Química 2022, evento promovido Associação Brasileira de Química. A prova será realizada no dia 25 de outubro de 2021 e, para se inscrever, o estudante deverá acessar o link, https://sp.inscricoes.obquimica.org/sign , exclusivo para São Paulo, e realizar o próprio cadastro.

 

Para estudantes matriculados no ensino médio em 2022, esta competição será uma nova via de acesso à tradicional olimpíada paulista (OQSP), realizada anualmente pela Associação Brasileira de Química - SP. Trata-se, portanto, de uma ótima oportunidade para os estudantes paulistas que têm a intenção de participar da fase final da OQSP, para a qual continuará havendo também seleção com base em redações sobre um tema de Química, Torneio Virtual de Química (TVQ), Treineiros FUVEST e Olimpíada Regional de Química – USP, Ribeirão Preto (ORRP).

 

A OQSP 2022 será oficialmente lançada na primeira quinzena de outubro, assim como o regulamento e o cronograma completo. Mais informações sobre a competição e número de vagas para cada via de acesso serão divulgadas em breve.


Delegação brasileira na IChO Japan


Vale destacar que o Brasil conquistou 4 medalhas na Olimpíada Internacional de Química (IChO Japão). Entre os 79 países participantes, Cassia C. A da Ponte, Hana G. A. Sousa e Marina M. Nogueira conquistaram medalhas de bronze, enquanto Vinícius da Silveira L. Avelar ficou com a medalha de prata. A seleção dessa equipe teve início em 2020 com as olimpíadas estaduais de todo o país e a Olimpíada Brasileira de Química, sendo que após diversas etapas, um total de 15 estudantes receberam treinamento aprofundado em química em um curso ministrado pelo Instituto de Química-USP e instituições parceiras. Na próxima etapa, realizada ainda em 2021, novos estudantes integrarão a delegação brasileira para a Olimpíada Iberoamericana de Química.

 

A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo é promovida pela Associação Brasileira de Química – Seção Regional São Paulo e realizada por uma equipe de mais de sessenta Profs. Doutores em Química com o apoio do Instituto de Química da USP, da FUVEST, da Metrohm e da Abiquim. Os patrocinadores da OQSP-2021 são CRQ-4ª Região, Abiclor, Univ. Presb. Mackenzie, Braskem, Eurofarma, Agilent e Clariant.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail abqsp@iq.usp.br