APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Ministério da Saúde realiza evento para explicar as mudanças da Norma de Potabilidade de Água

Segunda-Feira, 14 de Junho de 2021

O Ministério da Saúde realizou no dia 09 de junho um webinar para apresentar as principais alterações da nova norma de potabilidade da água para consumo humano e seu processo de revisão - Portaria MS/ nº 888/2021 de 4 de maio de 2021 (retificada em 24.05.2021), em que altera o Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5/2017.

O evento foi aberto a toda a sociedade, voltado principalmente para gestores e técnicos das secretarias de saúde estaduais e municipais, responsáveis pelo abastecimento de água para consumo humano, órgãos de controle, academia e organizações não governamentais com atuação relacionada à água para consumo humano. A sala virtual, que comportava 1000 pessoas teve sua capacidade completada nos primeiros minutos do webinar. A gravação do evento estará disponível em breve no canal do Ministério da Saúde, no Youtube.

Participaram do evento como palestrantes os profissionais do Ministério da Saúde: Arnaldo Correia de Medeiros, Secretário de Vigilância em Saúde (SVS/MS); Daniela Buosi Diretora do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública (DSASTE/SVS/MS);  Thaís Araújo Cavendish, Coordenadora da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM/ SVS/MS);  Demétrius Brito Viana, Técnico da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM/ DSASTE/SVS/MS); e Adriana Rodrigues Cabral, Analista Técnica de Políticas Sociais da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM/ DSASTE/SVS/MS);

Também do Ministério da Saúde, porém, como mediadoras: Jaqueline Francischetti, Técnica da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental no Ministério da Saúde (CGVAM/ DSASTE/SVS/MS) e Thaís Uchôa de Assunção Schilling Técnica da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM/DSASTE/ SVS/MS).

Segundo a equipe da pasta, além deste webinar - o primeiro evento dessa natureza realizado pelo Ministério da Saúde para compartilhar mudanças de uma nova portaria - em breve serão disponibilizados vários documentos para tirar todas as dúvidas e questionamentos sobre a nova norma.

A Comissão Setorial de Saneamento e Tratamento de Água da Abiquim participa ativamente, desde 2017, das reuniões do Grupo de Trabalho – Padrão de Potabilidade, que teve como responsáveis a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM) e o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST), que são vinculados ao Ministério da Saúde. 

Para mais informações ou esclarecimentos, basta entrar em contato com a coordenadora Executiva da Comissão, pelo e-mail: carolina.poncedeleon@abiquim.org.br

 

Clique  aqui para ler a nova portaria na íntegra