APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim organiza evento para esclarecer novas regras da NR-01

Terca-Feira, 25 de Maio de 2021

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DA NR-01 DISPOSIÇÕES GERAIS e GERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS - OPÇÕES DE AVALIAÇÃO DE RISCO - PGR” foi o tema do evento coordenado pela Abiquim no dia 19 de maio. Com 365 inscritos, o encontro online contou com a participação do Dr. Marco Antonio Melchior – Superintendente Regional do Trabalho no Estado de São Paulo, que destacou a importância do segundo evento da parceria SRTB/SP com a ABIQUIM.

A chefe da seção de Segurança e Saúde no Trabalho da SRTB/SP, dra Renata Matsmoto, apresentou a data final de implementação do PGR e da nova NR-01/fiscalização, além de detalhar os requisitos estabelecidos que deverão ser cobrados a partir de 02 de agosto de 2021. 

Já a auditora fiscal do trabalho e coordenadora estadual do Projeto Fiscalização em Riscos Químicos, dra. Viviane de Jesus Forte, apresentou as Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais acerca da nova regra, enquanto o Dr. Rodrigo Vieira Vaz - auditor fiscal do trabalho e coordenador estadual do Projeto Análise de Acidentes e Doenças do Trabalho conduziu sua palestra sobre as Opções de Avaliação de Risco – PGR. Ao final de cada tema exposto, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas.

 Durante o evento, foi colocada a possibilidade de utilizar o sistema de Gestão do Programa Atuação Responsável® e a ferramenta SASSMAQ® - Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade - para atender os requisitos da NR 01/PGR, com as devidas considerações realizadas pelo profissional de SSHT da empresa.

Luiz Shizuo, gerente de Gestão Empresarial da Abiquim, ressaltou que Análise de Risco não só já faz parte do Programa Atuação Responsável®, como também será empregada no sentido de harmonizar os requisitos, para auxiliar e integrar a NR1/PGR, contribuindo dessa forma, com pequenas e médias empresas do setor.  

O evento contou ainda com a colaboração do assessor de Assuntos Técnicos da Abiquim, Willian Matsuo, que encerrou reforçando a importância de encontros como este  que reuniu suas associadas, empresas e profissionais do setor com o objetivo de sanar dúvidas e pontos importantes que serão requisitados para os atendimentos desses preceitos legais, estes estabelecidos pela Secretaria de Inspeção do Trabalho/Ministério da Economia.

As apresentações dos palestrantes poderão ser solicitadas no e-mail – daiane.carli@abiquim.org.br

Acesso às novas regras no link : https://www.gov.br/trabalho/pt-br/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/ctpp-nrs/nr-1