APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Secex divulga painéis on-line sobre licenças de importação

Terca-Feira, 04 de Maio de 2021

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia (ME) divulgou em seu site que foram criados painéis on-line contendo visualizações interativas de dados sobre as licenças de importação emitidas pelo órgão, construídos a partir do emprego de ferramenta de business intelligence. Os referidos painéis de licenças de importação oferecem ao cidadão uma forma acessível para acompanhar os dados associados aos controles econômico-comerciais incidentes sobre as importações brasileiras.  

Segundo a Secex, a iniciativa possibilita acessar dados relacionados ao valor, país de origem e produtos sujeitos a licenciamento promovido pela secretaria, bem como encontrar informações sobre quantidade de licenças aprovadas e tempo médio de análise dos documentos, entre outros recortes. As informações podem ser detalhadas em nível de grupo da Classificação Uniforme do Comércio Internacional (Cuci) e de seção da Classificação Internacional Padrão por Atividade Econômica (Isic), garantindo, assim, comparabilidade entre os números do Brasil e os reportados por outros países.

De acordo com os painéis publicados, a quantidade de licenças de importação expedidas pela Secex foi reduzida de 1,2 milhão para aproximadamente 770 mil documentos entre os anos de 2019 e 2020 – uma queda da ordem de 35%. Já o volume de licenças emitidas por milhão de dólar norte-americano em importações caiu de 5 para 3,6 no período, representando uma diminuição de quase 30%.

Clique aqui para acessar os Painéis on-line elaborados pela Secex.