APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

João Parolin é eleito presidente do Conselho Diretor da Abiquim em Assembleia Geral Ordinária

Sexta-Feira, 23 de Abril de 2021

Crédito: Oxiteno/Divulgação

Presidente do Conselho Diretor da Abiquim, João Parolin


O presidente da Oxiteno, João Parolin, é o novo presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim. O executivo foi eleito na Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada no dia 22 de abril, e substitui o diretor-presidente da Elekeiroz, Marcos De Marchi, que exercia a presidência do Conselho da Associação desde junho de 2016. 

A AGO é o órgão máximo deliberativo da entidade, responsável por apreciar as demonstrações contábeis e financeiras da associação. Sua realização é anual e a cada dois anos é promovida a eleição do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal. Os trabalhos da AGO foram conduzidos pelo agora ex-presidente do Conselho Diretor, Marcos De Marchi e durante a assembleia geral, também foram eleitos os vice-presidentes da Abiquim. São eles os executivos: 1ª. Vice-presidente: Daniela Manique (Rhodia), 2º. Vice-presidente: Roberto Simões (Braskem), 3º. Vice-presidente: Manfredo Rubens (Basf), 4º. Vice-presidente: Roberto Noronha (Unigel), 5º. Vice-presidente: Javier Constante (Dow), 6º. Vice-presidente: Reinaldo Kroger (Innova) e 7º. Vice-presidente: Maurício Russomano (Unipar).

Segundo Parolin, seus desafios imediatos são a manutenção do Regime Especial da Indústria Química – REIQ, o aumento da competitividade do setor e abertura comercial gradual, negociada e que ocorra de forma concomitante com a redução do Custo Brasil, temas que estiveram presentes em todos os trabalhos nas comissões da Abiquim que já tiveram a colaboração do executivo. “Desde que comecei a colaborar com as Comissões da Abiquim participo de trabalhos que têm o objetivo de melhorar a competitividade da indústria nacional, por meio de um processo logístico mais eficiente, custos de produção competitivos com Estados Unidos e Europa, e mecanismos de defesa comercial que garantam competição justa do produto nacional com o importado. Manterei essas ações e agradeço ao meu antecessor, Marcos De Marchi, pelo trabalho, conquistas e visibilidade dada ao setor químico para a segurança produtiva de toda a indústria nacional”, afirma Parolin.

João Parolin é engenheiro químico, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em administração de empresas pela FGV, com MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA) da USP. Como complemento à sua formação participou do Skills, Tools and Competences da Fundação Dom Cabral/JL Kellogg e do Programa de Gerenciamento Avançado da Wharton School, além do curso de formação de conselheiros do IBGC. O executivo ingressou na Oxiteno em 1986 e atuou como gerente de marketing, gerente de vendas e diretor comercial até assumir a presidência da empresa em 2007. 

É coordenador da Comissão Temática de Comércio Exterior da Abiquim desde julho de 2009 e também integrou a Comissão Temática de Economia e Competitividade, entre 2007 e 2018, na qual foi vice-coordenador entre 2008 e 2018.

Novos conselheiros 

Na AGO também foram eleitos os membros do Conselho Diretor da Abiquim, que será formado pelos seguintes executivos: 

Adriana Nobre Rubo (Croda)

José Roberto Pilon (Petrom)

Alexandre A. Bassaneze (Air Liquide)

Manlio Gallotti (Clariant) 

Angelo José B. Ferreira (Arlanxeo)

Marc Reichardt (Bayer)

Daniel M. Hubner (Yara)

Marcos Antonio De Marchi (Elekeiroz) 

Eduardo Fujisawa (Sabic)

Marcos Barros Cruz (Nitro Química)

Eduardo Lopes do Couto (Stepan)

Marcus Cesar M. da Silva (Air Products)

Eduardo Renato Kunst (Artecola)

Mauro Henke (Dystar) 

Eliane S. de Freitas (Lanxess)

Maximilian Yoshioka (Indorama) 

Elias Lacerda (Evonik)

Orson Ledezma (Ecolab) 

Elvira M. S. C. C. Neves (Eastman)

Paulo Francisco T. Schirch (Peróxidos) 

Felix de J. L. Martinez (PQS)

Paulo Sérgio F. Cavalcanti (Carbonor)

Francisco Fortunato (OCQ)

Roberto G. de Souza (Tronox)

Gilney Bastos (White Martins)

Valdemir Prodocimo (Cabot)

José Antônio de Castro Filho (Henkel)

Vinícius Roberto Goes (Buckman)

José Lucas de A. Freire Júnior (Elkem)

Wagner Luiz R. de Sá (Lubrizol) 

José Luis G. de Almeida (Deten)

Wellington P. Bonifácio (Huntsman)


Ainda foram eleitos os membros do Conselho Fiscal, que será formado por: Adilson Trevisan (Birla Carbon), Natália Wroclavski (Dow) e Renata Marenza (Rhodia). Os suplentes deste Conselho são: Augusto Eduardo Correa (Indorama), Renata B. de Souza (Braskem) e Ricardo Garcia (Elekeiroz). 

O Comitê de Ética e Integridade, recentemente criado pela entidade, será formado por: Edison Terra (Braskem), Marcelo Rodrigues Perracini (Rhodia), André Oliveira (BASF), Sandro Freitas (Unigel) e Ronaldo Isaac Werthajm (Denver). 

Na próxima reunião do Conselho Diretor, a ser realizada no dia 28 de abril e a primeira da nova composição do biênio 2021/2023, serão eleitos mais quatro integrantes do Comitê Executivo e mais dois integrantes do Comitê de Ética e Integridade. Os dois novos membros do Comitê de Ética e Integridade serão indicados pelos recém-empossados Conselho Diretor e Conselho Fiscal, respectivamente.

O presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, que participou da AGO, agradece ao presidente do Conselho Diretor, Marcos De Marchi, pela dedicação à entidade e aos temas importantes para o setor químico brasileiro nesses últimos anos. “Neste período de dificuldades que enfrentamos com a pandemia de Covid-19, a liderança exercida pelo Marcos De Marchi foi fundamental para que a Abiquim pudesse executar seu trabalho na luta para que a indústria química fosse considerada setor essencial e não parasse suas atividades. Agradeço também aos antigos membros do Comitê Executivo, do Conselho Diretor e aos membros do Conselho Fiscal e dou boas-vindas ao João Parolin, que colabora com os trabalhos da Abiquim há mais de uma década e aos novos membros do Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Comitê de Ética e Integridade”.