APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Ministério da Economia revisa metodologia de estatísticas da balança comercial brasileira de comércio exterior

Terca-Feira, 20 de Abril de 2021

O Ministério da Economia (ME) revisou a metodologia da compilação das estatísticas de comércio exterior para aprimorar a qualidade, a disponibilidade dos dados e aumentar a transparência dos processos de compilação e disseminação das estatísticas brasileiras de comércio exterior. A alteração na metodologia é fruto de um estudo técnico que buscou avaliar pontos de melhoria em relação à compilação dos dados.

Segundo o ME, entre as alterações metodológicas estão exclusões e inclusões de operações de exportação e importação ao amparo de regimes aduaneiros especiais; contabilização da energia elétrica gerada por Itaipu nas importações e divulgação de informações inéditas de frete e seguro nas importações. Para que a coerência dos dados seja mantida, a nova metodologia de contabilização também foi aplicada em toda a série histórica, com início em 1997.

Além disso, houve tratamento de registros com erro de digitação por parte dos declarantes (outliers) nas importações; melhorias de precisão dos dados com obtenção de retificações em registros históricos de importação; e aumento na precisão nas informações relativas ao modal de transporte e unidade da federação.

O reprocessamento da série histórica para manter a coerência dos dados implicou em uma mudança nos valores de comércio exterior disponíveis até agora. O valor exportado na nova metodologia é 1,4% inferior ao valor total exportado entre 1997 e 2020 divulgado anteriormente. No mesmo período, a importação revisada ficou 1,6% superior à da metodologia anterior. Já a corrente de comércio permaneceu praticamente inalterada, com redução de 0,02%, e o saldo comercial acumulado no período apresentou redução de 16,5%.

Clique aqui para fazer o download do detalhamento completo das mudanças realizadas pelo Ministério da Economia.