Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Rede Brasil do Pacto Global realiza mesa redonda para debater ações em prol de oceanos mais saudáveis e lançar o programa Blue Keepers
Segunda-Feira, 12 de Abril de 2021
A Rede Brasil do Pacto Global (RBPG) realizou, no dia 9 de abril, o CEOs Roundtables Oceanos, debate que reuniu líderes empresariais de diferentes segmentos industriais, incluindo setor químico, calçadista, bebidas, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Cetesb, da Rede Brasil do Pacto Global e de ONGs, para discutir o papel do setor privado em prol de um oceano saudável e produtivo.
O debate foi coordenado pelo diretor-executivo da RBPG, Carlo Pereira, e os participantes puderam analisar o alcance das ações de sustentabilidade e gestão de resíduos plásticos já desenvolvidos, os desafios, as boas práticas e como cada setor pode contribuir com melhorias durante a Década dos Oceanos, que é celebrada pela Organização das Nações Unidas (ONU) de 2021 até 2030.
O presidente da Braskem, Roberto Simões, foi um dos convidados para o evento. Em sua apresentação ele relatou a trajetória da incorporação da economia circular no negócio da Braskem através da venda de produtos plásticos reciclados e também mencionou ações relevantes da empresa, como o reconhecimento no Programa Pellet Zero e a participação da Aliança para Eliminar Resíduos Plásticos (Alliance to End Plastic Waste – AEPW). A Braskem também foi representada pelo vice-presidente de Olefinas e Poliolefinas na América do Sul, Edison Terra, que destacou a importância de projetos como o Desafio de Design, promovido pela Braskem, para apoiar o desenvolvimento de produtos pensados desde o berço levando em conta os princípios da economia circular e da sustentabilidade.
O presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, lembrou que a Associação é uma das signatárias da Rede Brasil do Pacto Global e destacou o trabalho realizado, por meio da Comissão Temática de Gestão do Atuação Responsável e do Comitê de Desenvolvimento Sustentável, para desenvolver ações focadas no tripé social, econômico e ambiental da sustentabilidade. O executivo ainda fez um alerta sobre a responsabilidade pela logística reversa e gestão de resíduos dos produtos importados, que tem crescido no mercado nacional.
Durante a mesa redonda, o diretor de Projetos, Operações e Mobilização de Recursos da Rede Brasil do Pacto Global, Marcelo Linguitte, apresentou o projeto Blue Keepers, que busca atender os objetivos de desenvolvimento sustentável: ODS 12 – Consumo e Produção Responsável e ODS 14 – Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
O projeto Blue Keepers visa a redução de resíduos plásticos que vão parar em rios e mares no Brasil, facilitar e fomentar ações locais objetivando ganhos nacionais, além de desenvolver uma metodologia e uma plataforma que possa ser multiplicada em outras cidades, estados, países e regiões. Para concretizar esse desafio ele terá uma atuação focada em seis áreas: Emergência – é preciso início imediato; Diagnóstico – é preciso entender o problema e priorizar pontos mais problemáticos; Solução é necessário encontrar as melhores soluções para cada arquétipo de cidade; Pilotos – é preciso testar para replicar; Escala – é necessário oferecer suporte aos municípios; e Conhecimento – é preciso compartilhar informações.
Clique aqui para acessar o site do programa Blue Keepers.
Clique aqui para acessar a página da Rede Brasil do Pacto Global.