APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Indústria química destaca a importância da manutenção do REIQ para a sobrevivência do setor no Brasil

Segunda-Feira, 05 de Abril de 2021

Abiquim lança vídeo sobre os impactos do fim do Regime Especial da Indústria Química

A Abiquim amplia sua campanha para informar parlamentares, entidades relacionadas ao setor petroquímico, setores produtivos clientes da química, sindicatos que representam os trabalhadores do setor petroquímico e a sociedade em geral sobre os impactos do fim do Regime Especial da Indústria Química – REIQ e lança o vídeo “Indústria Química Brasileira: Essencial”, que ressalta a importância da manutenção do regime.

O vídeo, que pode ser assisitido nas redes sociais da Abiquim, lembra a essencialidade da indústria química no combate à pandemia de Covid-19, e que o término do REIQ pode gerar o fim de até 80 mil postos de trabalho na cadeia produtiva, além dos custos de produção superiores no Brasil em relação aos países da OCDE.  

O REIQ é uma medida de mitigação parcial do Custo Brasil, estimado em R$ 1,5 trilhão pelo governo federal, da diferença tributária entre a indústria química nacional, que paga entre 40% e 45% de imposto sobre o faturamento em relação às concorrentes estrangeiras, que pagam entre 20% e 25% de tributos, e do custo da matéria-prima, que é quatro vezes maior no Brasil em relação aos concorrentes da indústria nacional instalados nos Estados Unidos e Europa.   

O fim do regime, por meio da Medida Provisória nº 1.034, de 1º de março de 2021, pode ainda gerar uma queda na arrecadação de até R$ 500 milhões de reais por ano para o governo, pois os produtos importados são tributados em valor inferior aos pagos pelos produtos domésticos. Ou seja, além de trazer prejuízo à indústria química, a medida poderá ter efeito indesejado sobre a arrecadação por retração da produção local de químicos e de renda.

A necessidade da manutenção do REIQ até que as condições que geram uma competição desigual para a indústria química nacional não sejam solucionadas tem mobilizado parlamentares e entidades ligadas ao setor. O Manifesto pela manutenção do Regime Especial da Indústria Química – REIQ já foi assinado pelos parlamentares da Frente Parlamentar da Química e por mais de 61 entidades, entre elas 41 que representam trabalhadores da indústria petroquímica.

Clique aqui para assistir o vídeo “Indústria Química Brasileira: Essencial”.