APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Ministério da Economia retoma o programa Brasil Mais com o objetivo de ampliar a produtividade das empresas

Terca-Feira, 02 de Marco de 2021

O Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), – em parceria com o Sebrae, o Senai e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), retoma o programa Brasil Mais, que foi interrompido em 2020 devido a pandemia de Covid-19. 

O programa tem o objetivo de contribuir com a elevação do nível de produtividade e competitividade das empresas brasileiras em um cenário de transformação digital e está voltado especialmente aos pequenos negócios e empresas de médio porte, dos setores da indústria, comércio e serviços.

O Brasil Mais tem dois eixos principais: melhores práticas produtivas (disponível para a indústria), e melhores práticas gerenciais (disponível para empresas de todos os setores, desde que sejam de micro ou de pequeno porte). Na plataforma, as empresas interessadas têm acesso a serviços e atendimentos assistidos, ferramentas de autodiagnóstico e conteúdos exclusivos que auxiliam na melhoria da gestão e produtividade do negócio.

Ao se cadastrar, a empresa escolhe em qual dos eixos tem interesse em ser atendida, responde a um questionário de autodiagnóstico para avaliar o seu grau de maturidade de produção ou gestão e é encaminhada para o atendimento, assistido por um dos parceiros do programa: Sebrae ou Senai.

O Sebrae promove o aperfeiçoamento das habilidades e práticas gerenciais das micro e pequenas empresas de todos os setores da economia envolvidos no programa, por meio da oferta de orientação técnica para inovação em temas gerenciais prioritários para cada empresa. Para isso, a instituição vai envolver mil Agentes Locais de Inovação (ALI).

O Senai oferece serviços de melhoria da produtividade industrial, aplicando conceitos de manufatura enxuta, por meio da Mentoria Lean; e de digitalização da produção, por meio da Mentoria Digital, inserindo as empresas atendidas no rumo da quarta revolução industrial. Para tanto, serão envolvidos mais de 1,3 mil especialistas em todos os departamentos regionais do Senai. 

No site do programa estão disponíveis, de forma aberta e gratuita, manuais de melhores práticas produtivas e gerenciais, e-books, podcasts, links para cursos de capacitação, ferramentas de autodiagnóstico para avaliação de maturidade das empresas relacionadas a práticas produtivas, gerenciais e digitais.

Clique aqui para acessar o site do programa Brasil Mais.