APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

CB-010 realiza consulta pública sobre a aplicação de coagulantes à base de sais férricos no saneamento básico

Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2021

A Comissão de Estudo de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto, do Comitê Brasileiro de Química (CB-010), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), abriu consulta nacional para o Projeto de Emenda ABNT NBR 16911 Coagulantes à base de sais férricos - Cloreto férrico, clorossulfato férrico esulfato férrico - Aplicação em saneamento básico - Especificação técnica, amostragem e métodos de ensaio.

Esta norma estabelece a especificação técnica, a amostragem e os métodos de ensaios de coagulantes à base de sais férricos: cloreto férrico, clorossulfato férrico e sulfato férrico, para aplicação em saneamento básico. O projeto de emenda, elaborado pela Comissão de Estudo de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto (CE-010:105.007), contempla adequação na Tabela 2 – Especificação Técnica no que se refere ao parâmetro Ferro Total Solúvel em água – FECL3, Coluna Cloreto férrico.

A coordenadora da Comissão de Estudos de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto do CB-010, Maria Cristina Marodin, explica que a emenda visa adequar as especificações do cloreto férrico à matéria-prima de origem nobre (hematita) encontrada no mercado, garantindo assim um produto final de melhor qualidade.

O Projeto de Emenda ABNT NBR 16911 entrou em consulta nacional no dia 5 de fevereiro e as contribuições podem ser feitas até 8 de março de 2021.

O CB-010, que é o Comitê Brasileiro de Química, trabalha na normalização no campo da química formado por produtos químicos orgânicos, produtos e preparados químicos diversos, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades. O Comitê foi criado em 1968 e desde 1994 está sob jurisprudência da Abiquim.

Clique aqui para acessar o site e a Emenda.

Mais informações sobre o CB-010 com a chefe de secretaria do CB-010, Renata Souza, pelo e-mail: renata.souza@abiquim.org.br.