APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Indicadores do Atuação Responsável mostram a permanente evolução do setor químico em saúde, segurança e meio ambiente

Terca-Feira, 02 de Fevereiro de 2021


A indústria química promove a melhoria em saúde, segurança e meio ambiente, por meio do Programa Atuação Responsável®. O “Relatório de Desempenho Indicadores do Atuação Responsável® ano base 2019” está disponível para download no site da Abiquim, na seção Guias e estudos. 

Em 2019, o setor reaproveitou 72,5% dos resíduos perigosos gerados e de 39.95% dos resíduos não perigosos. A modernização das plantas químicas e o trabalho constante para tornar o ambiente profissional mais seguro gerou redução na frequência de acidentes por milhão de horas de exposição. Desde 2006, os acidentes com afastamento caíram 64%, já os acidentes sem afastamento tiveram redução de 68%, no mesmo período de análise. 

No resultado acumulado de 2006 a 2019, a indústria química tem resultados positivos no volume de água captada por tonelada produzida, que diminuiu 33%; no volume de resíduos gerados, com redução de 10%; e no consumo de energia, que foi 14% menor. 

O Programa Atuação Responsável®, obrigatório a todos os associados da Abiquim, também promove o maior diálogo com a comunidade, incluindo a criação dos Conselhos Comunitários Consultivos (CCCs), formados por moradores dos entornos das plantas industriais, sendo que 96,49% possuem políticas e procedimentos de comunicação com essas comunidades. 

Os indicadores também avaliam a segurança e emissões no transporte dos produtos químicos. Ao longo da série histórica, iniciada em 2007, o setor reduziu em 33% os acidentes com afastamento e em 37% os acidentes sem afastamento, por milhão de horas de exposição. O consumo de óleo diesel no transporte rodoviário de produtos químicos caiu 34% e a emissão de Cocaiu 35%, desde 2007. 

Para capacitar os colaboradores do setor químico a Abiquim promove o curso “Formação de Auditores Internos do Sistema de Gestão do Atuação Responsável®” e o treinamento “Esclarecendo as Dúvidas sobre o Preenchimento dos Indicadores do Programa Atuação Responsável®”, que são gratuitos para os associados. Também é realizada a atualização anual do “Manual de Indicadores de Desempenho – Programa Atuação Responsável®”.

Clique aqui para fazer o download do “Relatório de Desempenho Indicadores do Atuação Responsável® ano base 2019”.