APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Informações básicas para segurança no manuseio e transporte de cilindros de oxigênio

Terca-Feira, 19 de Janeiro de 2021

A Abiquim e suas associadas manifestam sua preocupação com o uso e a manipulação dos cilindros de oxigênio pela população e apresenta algumas informações básicas de segurança. 

O oxigênio é um gás de aplicação medicinal e industrial, por isso, seu envase em cilindros e transporte se dá conforme a Instrução Normativa nº 38 da Anvisa, normas técnicas da ABNT, entre elas a NBR 11.725 – Conexões e Roscas para Válvulas de cilindros para Gases Comprimidos, e alterações posteriores e recomendações do fabricante; a NBR 12274 - Inspeção em cilindros de aço, sem costura, para gases; NBR 12.790 – Cilindro de Aço Especificado, sem costura, para Armazenagem e Transporte de Gases a Alta Pressão; a NBR 12.791 – Cilindro de Aço, sem costura, para Armazenamento e Transporte de Gases a Alta Pressão; NBR 13.193 - Emprego de cores para identificação de tubulações de gases industriais. Além das Normas Regulamentadoras – NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento; e NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde e da ISO 11625:2007.

O cilindro é uma embalagem em aço, que armazena oxigênio a 200 bar de pressão (cerca de 100 vezes mais do que uma pressão de um pneu). Os cilindros maiores podem conter de 8 mil a 10 mil Litros de gás. É composto de válvula e necessita pelo menos de um regulador de pressão e fluxômetro para ser utilizado. O cilindro precisa estar adequado, composto de todas as suas partes e peças, devidamente conservado, acompanhado de realização de testes, com as identificações corretas no seu casco, conforme as normas da ABNT. Não pode ser cheio por empresas não habilitadas, pois corre o risco de causar acidentes, incluindo explosões. 

O oxigênio para uso medicinal deve ser indicado pela cor verde. Cores diversas indicam a armazenagem de outros gases. O cilindro preto é destinado à armazenagem de gás oxigênio de uso industrial, ou seja, não utilizável para aplicações medicinais.

É bom lembrar ainda que o oxigênio é incompatível com graxa e óleo, o que faz com que nunca nenhuma parte do cilindro possa ser lubrificada. As mãos devem estar limpas para não ter risco de reação do oxigênio com a gordura das mãos. O oxigênio também deve estar longe de fontes de calor e produtos inflamáveis. Não é combustível, mas como comburente pode alimentar rapidamente o fogo. Todas as associadas da Abiquim fazem a manutenção regular de seus cilindros seguindo rigorosos parâmetros de segurança.

É importante assegurar a correta forma de transporte, ou seja, os cilindros devem ser transportados na posição vertical e bem fixados em veículos onde o espaço da carga é separado do motorista. Todo cilindro deve ser transportado com tulipa ou uma capa metálica que proteja esta válvula. Além disso, o peso do cilindro é muito maior do que aparenta, o que traz complexidade ao transporte de agentes não treinados e habilitados.

A parte mais frágil do cilindro de oxigênio é a válvula. O transporte e manuseio incorretos do cilindro podem causar acidentes graves, incluindo vazamentos de gás em alta pressão, que pode gerar seu deslocamento não controlado, voos e explosões. 

Ao mover os cilindros, mesmo em curta distância, é indicado que se use um carrinho específico e destinado ao transporte de cilindros. Por isso seu transporte deve ser feito por profissionais treinados e habilitados.

Todas as associadas da Abiquim aplicam processos rigorosos de produção, controle de qualidade, armazenagem e transporte de cilindros de gases medicinais.

A Abiquim recomenda que o oxigênio seja adquirido de empresas dotadas de certificações da Anvisa e que respeitam as normas ABNT aplicáveis. Assim, a segurança e a saúde de todos aqueles envolvidos no ambiente médico hospitalar estarão asseguradas.

Neste momento de dificuldade de abastecimento, torna-se vital a colaboração de toda a sociedade para que a devolução de cilindros vazios seja feita de modo adequado para que o fluxo de reposição dos estoques aos hospitais seja garantido.