APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

FPQuímica debate com representantes do setor as ações para 2021

Segunda-Feira, 11 de Janeiro de 2021

A Comissão Executiva da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica), representantes do setor e da Abiquim debateram as ações prioritárias da FPQuímica para 2021 em reunião realizada, no dia 15 de dezembro, por videoconferência. 

O presidente da FPQuímica, deputado Afonso Motta (PDT/RS), explicou que um dos desafios da Frente para o ano é aumentar o acolhimento de sua pauta junto ao Poder Executivo, além de agregar e engajar mais parlamentares.

A inserção internacional da economia brasileira estudada, negociada, transparente e concomitante à redução do Custo Brasil foi um dos temas trabalhados pela FPQuímica no ano passado e deverá continuar na pauta de trabalho em 2021.  No dia 22 de dezembro passado, parlamentares da Frente apresentaram à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 575/2020, que busca sustar atos normativos do Poder Executivo que ampliam ilegalmente os poderes conferidos pelo Congresso Nacional à Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) para tomar decisões sobre medidas de defesa comercial. Esses atos ampliam os poderes que a CAMEX recebeu para que ela possa suspender ou reduzir a aplicação de medidas antidumping, mesmo quando existirem elementos técnicos que as justifiquem. 

O coordenador temático de Químicos para o Agronegócio da FPQuímica, deputado Jerônimo Goergen (PP/RS), defendeu encontros mensais ou bimestrais para debater sobre as necessidades do setor e destacou a importância de agenda prioritária para o primeiro trimestre, considerando a continuidade dos trabalhos virtuais, e interlocução com os candidatos às presidências das Casas Legislativas, para garantir apoio às pautas da Frente.

Também participaram da reunião os assessores do coordenador temático de Meio Ambiente da FPQuímica, deputado Rodrigo Agostinho (PSB/SP), Ademar Ferreira e Carla Gheler-Costa; e a assessora do coordenador estadual do Rio de Janeiro da FPQuímica, deputado Paulo Ganime (Novo/RS), Yara Haquim. 

A indústria química foi representada por integrantes da Comissão Temática de Relações Governamentais da Abiquim, entre eles: o coordenador da Comissão e gerente de Relações Institucionais da Oxiteno, Frederico Marchiori; a head dos departamentos Legais e de Compliance da Arkema, Cristhiane Peixoto; o coordenador tributário da PPG, José Carlos Corrêa; o diretor de Relações Governamentais da Rhodia Solvay, Marcelo Perracini; a relações corporativas da Braskem, Núbia Isaias; a coordenadora de Relações Governamentais da BASF para a América do Sul, Juliana Villano; o relações Institucionais e Governamentais da BASF, Luiz Renato Nais; o gerente sênior de Relações Governamentais para a América do Sul da BASF, Luiz Henrique Lopes; o gerente de Relações com Investidores da Unipar, Sergio Luiz Baptista dos Santos; a diretora de Relações Governamentais da Dow Brasil, Suelma Rosa; e a relações institucionais da Oxiteno, Verônica Horner Hoe.

Representaram a Abiquim o presidente-executivo, Ciro Marino; a diretora de Assuntos de Comércio Exterior, Denise Naranjo; a diretora de Economia e Estatística, Fátima Ferreira; a assessora jurídica, Luiza Ribeiro; e os assessores de Relações Institucionais, Lidiane Soares e Pável Pereira. Pela Umbelino Lôbo participaram o diretor Antônio Marcos Umbelino Lôbo; a gerente de conteúdo, Ana Victória Lafetá e o assessor Leonardo Nunes. 

Clique aqui para ler o PDL 575/2020.