APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Câmara Ambiental da Indústria Química e Petroquímica da Cetesb debate criação de norma para reaproveitamento de resíduos industriais como subproduto

Terca-Feira, 03 de Novembro de 2020

O grupo de trabalho (GT)-1 – Aproveitamento de Resíduos Industriais, da Câmara Ambiental da Indústria Química e Petroquímica, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), se reuniu por videoconferência, no dia 28 de outubro, para debater a criação de uma norma da Cetesb que estabeleça parâmetros para a reclassificação de resíduos industriais com algum potencial de uso como matéria-prima em outras empresas.

O coordenador da Comissão Temática de Meio Ambiente da Abiquim, Mauro Machado Júnior, destacou que a indústria química tem trabalhado para reaproveitar os resíduos gerados nos processos produtivos e em 2019, as empresas associadas à Abiquim reaproveitaram 72,5% dos resíduos perigosos e 39,95% dos resíduos não perigosos gerados nas empresas.

Em sua apresentação, o coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Abiquim explicou a proposta de um fluxograma para a classificação de subprodutos, desenvolvido pelo setor químico e que está em avaliação pelo GT da Cetesb, e apresentou cases da indústria química.

Segundo Machado, a proposta de reclassificação de “resíduos” como “subprodutos” é discutida na Câmara Ambiental da Indústria Química e Petroquímica desde o ano passado. “A proposta apresentada visa aumentar a geração de valor agregado ao material, alinhar aos conceitos de economia circular, dar alternativas mais nobres para os materiais, diminuir a disposição de resíduos e a necessidade de buscar novos recursos na natureza, promover ganhos ambientais e financeiros, reduzir a burocracia, além de diminuir a insegurança jurídica”, explica.  

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) também apresentaram cases sobre aproveitamento de resíduos sólidos como subproduto para o GT-1, que tem entre seus participantes membros da Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim), da Associação Brasileira da indústria de Cloro Álcalis e Derivados (Abiclor) e da própria Cetesb.

A presidência da Câmara Ambiental da Indústria Química e Petroquímica é exercida pelo diretor-executivo da Abiclor, Martim Afonso Penna; a suplência é do diretor do Sindicato do Comércio Atacadista, Importador e Exportador de Produtos Químicos e Petroquímicos no Estado de São Paulo (Sincoquim), Ailton Ramos. A Abiquim é representada na Câmara pela gerente de Sustentabilidade, Aline Bressan, e pelo coordenador da Comissão de Meio Ambiente, Mauro Machado Júnior.

Mais informações sobre a Câmara Ambiental da Indústria Química e Petroquímica, com a gerente de Sustentabilidade da Abiquim, Aline Bressan, pelo e-mail: aline.bressan@abiquim.org.br.