APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Webinar debate impulso para inovação em energias limpas no Brasil

Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) das Nações Unidas, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Internacional de Energia (IEA) realizam, em parceria, o webinar gratuito “Big Push Energético: impulsionando a inovação em energias limpas no Brasil”, no dia 23 de outubro, das 10h às 12h.

Durante o webinar serão apresentados quatro relatórios do projeto Energy Big Push (EBP) ou Grande Impulso Energia Brasil, debatidas as implicações das principais descobertas e os próximos passos para aprimorar os subsídios para o futuro da energia limpa.

O relatório “Um grande impulso para a sustentabilidade no setor energético do Brasil: subsídios e evidências para a coordenação de políticas” é uma síntese dos relatórios: “Panorama dos investimentos em inovação em energia no Brasil: dados para um grande impulso energético”; “Indicadores de desempenho associados a tecnologias energéticas de baixo carbono no Brasil: evidências para um grande impulso energético”; e “Mecanismos de incentivo à inovação em energias limpas no Brasil: caminhos para um grande impulso energético”. Todos disponíveis para download, nos idiomas português e inglês.

A programação do webinar será iniciada com uma sessão com as participações do presidente da EPE, Thiago Barral; do presidente da CGEE, Marcio Miranda. Também foram convidados o secretário executivo adjunto da Cepal, Mario Cimoli; e o diretor-executivo adjunto em exercício e chefe do Escritório de Iniciativas Estratégicas da IEA, Dave Turk.

Em seguida, será realizado o painel “Dados, evidências e caminhos para um grande impulso energético: principais achados” com a participação da analista de Pesquisa Energética da EPE, Camila Ferraz; da assessora técnica do CGEE, Barbara Bressan; e do diretor do escritório da CEPAL no Brasil, Carlos Mussi, que apresentarão os relatórios produzidos.

O painel seguinte focará nas implicações dos principais achados do EBP Brasil com a participação da pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fernanda de Negri; do assessor da Diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Fabio Stallivieri; e do oficial de Inovação em Energia da (IEA), Jean-Baptiste Le Marois. Também foi convidada a diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Elisa Bastos.

A sessão de encerramento abordará os próximos passos e os caminhos para o desenvolvimento futuro do EBP com a participação da chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios, Ministério de Minas e Energia (MME) Agnes da Costa. Também foi convidado o diretor do Departamento de Tecnologias Estruturantes, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Eduardo Soriano.

O Energy Big Push (Grande Impulso Energia) Brasil (EBP) é uma iniciativa colaborativa, iniciada em 2019, que busca apoiar a promoção de mais e melhores investimentos públicos e privados em energias sustentáveis, com ênfase em inovação, contribuindo para um grande impulso energético no Brasil. O projeto é coordenado pelo CGEE, EPE, CEPAL e IEA, e envolve a participação de instituições e especialistas que atuam nas áreas de energia e inovação.

Clique aqui para fazer sua inscrição no webinar “Big Push Energético: impulsionando a inovação em energias limpas no Brasil”.

Clique aqui para fazer o download do relatório “Um grande impulso para a sustentabilidade no setor energético do Brasil: subsídios e evidências para a coordenação de políticas” em inglês e português.

Clique aqui para fazer o download do relatório “Panorama dos investimentos em inovação em energia no Brasil: dados para um grande impulso energético” em inglês e português.

Clique aqui para fazer o download do relatório “Indicadores de desempenho associados a tecnologias energéticas de baixo carbono no Brasil: evidências para um grande impulso energético” em inglês e português.

Clique aqui para fazer o download do relatório “Mecanismos de incentivo à inovação em energias limpas no Brasil: caminhos para um grande impulso energético” em inglês e português.

Mais informações com a gerente de Sustentabilidade da Abiquim, Aline Bressan, pelo e-mail: aline.bressan@abiquim.org.br.