Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Representantes da indústria química debatem com Pacto Global as contribuições do setor para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Terca-Feira, 13 de Outubro de 2020
Reprodução: YouTube/Abiquim
A Abiquim realizou, no dia 9 de outubro, a live “Contribuições do Setor Químico para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, dentro da programação de lives “Química em Pauta”, com a participação do diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira; do diretor geral da Croda América Latina, membro do Conselho Diretor da Abiquim e coordenador do Comitê para o Desenvolvimento Sustentável da Associação, Marco Carmini; e do diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios para a América Latina da Clariant, Paulo Itapura. A moderação do debate foi feita pelo presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino; e pela gerente de Comunicação da Associação, Camila Matos.
Os convidados debateram sobre o papel da indústria química, como provedora de soluções para a sociedade alcançar os 17 (ODS) e como o setor possui um papel de liderança, por já adotar práticas sustentáveis por meio do Programa Atuação Responsável®, por se relacionar com as comunidades do entorno e estar na base das demais cadeias industriais podendo, dessa forma, impulsionar a sustentabilidade nas cadeias adjacentes. Durante a live, também foi feito o lançamento do site “Contribuições do Setor Químico Brasileiro aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”.
O diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, explicou que os ODS são o “to do list” da humanidade e representam o que ela precisa fazer em termos ambientais, sociais e de governança. Pereira lembrou que essa agenda está pautada em cinco áreas de importância: pessoas, prosperidade, paz, parcerias e planeta. “Neste cenário, a indústria química é uma provedora de soluções que ajudam a sociedade a alcançar os ODS e para exercer esse papel, a indústria precisa entender seus impactos positivos e negativos e os anseios da sociedade. Os líderes empresariais precisam atacar as demandas da sociedade, pois ficar alheio à sustentabilidade não é uma opção”, afirmou.
O diretor geral da Croda América Latina e coordenador do Comitê para o Desenvolvimento Sustentável da Abiquim, Marco Carmini, também destacou que a indústria química é provedora de soluções para as demais cadeias e lembrou que o setor está aberto a parcerias e colaborações com todos os stakeholders para que a sociedade consiga atingir os objetivos e as submetas dos ODS. “O Programa Atuação Responsável® já tem conceitos de sustentabilidade e o setor químico precisa assumir um papel de liderança para o atingimento dos ODS”. Carmini ainda explica que a busca pela sustentabilidade promove o desenvolvimento operacional das empresas que passam a produzir mais utilizando menos recursos, o que ajuda na competitividade do setor. “Os ODS podem ser usados pelas empresas como um guia do que elas precisam fazer para se tonarem mais sustentáveis no médio e longo prazo”.
Para o diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios para a América Latina da Clariant, Paulo Itapura, a sustentabilidade precisa ser incorporada nos negócios e se tornar uma prática cotidiana. Nas cadeias industriais o setor é fornecedor de suprimentos desde a base e pode influenciar as empresas que estão adiante da cadeia a serem mais sustentáveis. Por meio de suas inovações também pode contribuir no pós-consumo e no ciclo de vida dos produtos. “A química interage com os ODS e o setor tem o papel de mostrar como ele atua em relação aos ODS, além de explicar isso para a sociedade”, afirmou Itapura.
Ao final da live, o diretor geral da Croda América Latina e coordenador do Comitê para o Desenvolvimento Sustentável da Abiquim, Marco Carmini, e o diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios para a América Latina da Clariant, Paulo Itapura, apresentaram o site “Contribuições do Setor Químico Brasileiro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, lançado no mesmo dia.
Clique aqui para acessar o site.
Clique aqui para assistir a live “Contribuições do Setor Químico para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.