APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Deputado Afonso Motta é o novo presidente da Frente Parlamentar da Química

Terca-Feira, 13 de Outubro de 2020

O deputado Afonso Motta (PDT/RS) tomou posse como novo presidente da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) em audiência remota no dia 5 de outubro. O parlamentar destacou o respeito e admiração pelo deputado Alex Manente (Cidadania/SP), agora ex-presidente da Frente, afirmou que dará continuidade às ações e enfatizou a importância de ampliação de parlamentares e de instituições apoiadoras da FPQuímica. “Trabalhar para o avanço da indústria química brasileira e investimentos na área é fundamental para o desenvolvimento e recuperação da atividade econômica do Brasil”, completa Motta. 

Já o deputado Alex Manente agradeceu os colegas pelos anos na coordenação e afirmou que seguirá colaborando com a Frente sempre que possível. 

Entre os temas prioritários na pauta da FPQuímica estão a reforma tributária e a inserção internacional da economia brasileira. A indústria química é favorável aos princípios que regem a reforma prevista na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45, que altera o Sistema Tributário Nacional e dá outras providências, sobre a inserção internacional o setor ressalta a necessidade do País ter uma política comercial alicerçada em competitividade e segurança jurídica do sistema de defesa comercial. 

A pandemia de Covid-19 deixou clara a importância das cadeias produtivas brasileiras, inclusive para garantir a biossegurança nacional. Por isso é necessária a participação do Congresso Nacional na construção jurídica e no fortalecimento da defesa comercial. A inserção internacional da economia brasileira deve observar as normas internacionais de comércio e ser alicerçada na avaliação dos impactos econômico e regulatório, lembraram os representantes da indústria química. 

O presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, agradeceu a contribuição do deputado Manente e ressaltou o entusiasmo do deputado Afonso Motta, que já participa da Frente há alguns anos, tendo exercido a vice-presidência, e agora tem a incumbência de dar sequência a um trabalho relevante e reconhecido pelo setor. 

Participaram da audiência o coordenador Estadual RJ, deputado Paulo Ganime (Novo/RJ) e o assessor do deputado Rodrigo Agostinho (PSB/SP), Ademar Ferreira. A Comissão Temática de Relações Governamentais da Abiquim foi representada pelo coordenador da Comissão e gerente de Relações Institucionais da Oxiteno, Frederico Marchiori; pela especialista em Relações Governamentais da 3M do Brasil, Kamila Zardini Grafetti; pela coordenadora de Relações Governamentais da BASF para a América do Sul, Juliana Villano; pelo gerente sênior de Relações Governamentais para a América do Sul da BASF, Luiz Henrique Lopes; pela relações governamentais da BASF, Luiz Renato Nais; pela gerente de Relações Governamentais da Braskem, Núbia Batista; pelo gerente de Relações Governamentais da Dow, Alexandre Amissi; pela diretora de Relações Governamentais da Dow, Suelma Rosa; pelo gerente de Planejamento e Controle de Produção da Elekeiroz, Alex Campos; pelo gerente de Marketing da Indorama, Augusto Eduardo Corrêa; pelo diretor de Relações Governamentais da Rhodia-Solvay, Marcelo Perracini; e pela relações institucionais da Oxiteno, Verônica Horner Hoe.   

Pela Abiquim, também participaram o diretor de Relações Institucionais, André Passos; a diretora de Assuntos Técnicos, Andrea Carla Barreto Cunha; a diretora de Assuntos de Comércio Exterior, Denise Naranjo; a diretora de Economia e Estatística, Fátima Giovanna Coviello Ferreira; a gerente de Comunicação, Camila Matos; o gerente de Assuntos de Comércio Exterior, Eder da Silva; e os assessores de Relações Institucionais, Lidiane Soares e Pável Pereira. A Umbelino Lôbo foi representada pelo diretor Antônio Marcos Umbelino Lôbo e pelo assessor Leonardo Nunes.  

Sobre o novo presidente da Frente Parlamentar da Química 

Foto: Frente Parlamentar da Química/Divulgação

Deputado Afonso Motta, presidente da FPQuímica


Escolhido para ser o novo presidente da FPQuímica, Afonso Motta está no terceiro mandato como deputado federal. Natural de Porto Alegre, RS, Motta é advogado e produtor rural. O deputado que foi vice-presidente da FPQuímica na Câmara desde o relançamento, em 2015, agora sucede o deputado Alex Manente.