APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Dia Mundial da Normalização reconhece importância das normas para promover qualidade e segurança de produtos, processos e serviços

Terca-Feira, 13 de Outubro de 2020


O Dia Mundial da Normalização é celebrado em 14 de outubro, como forma de prestar reconhecimento a todos aqueles que, voluntariamente, oferecem seus conhecimentos para promover a qualidade e a segurança de produtos, processos e serviços, por meio de normas técnicas.

A data foi estabelecida em 1970 e é celebrada no Brasil desde 1998. Todos os anos a International Organization for Standardization (ISO), a International Telecomunication Union (ITU) e a International Electrotechnical Commission (IEC), definem um tema para celebrar a data. Este ano o tema escolhido foi “Protecting the Planet with Standards” (Protegendo o Planeta com as Normas Técnicas), pois os padrões internacionais, elaborados pela ISO, ITU e IEC, são ferramentas usadas para reduzir o impacto humano no planeta.

Segundo as três entidades, os padrões internacionais promovem soluções comprovadas e verdadeiras para os desafios técnicos e ajudam a compartilhar expertise e know-how especializado nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. As normas técnicas cobrem aspectos desde a economia de energia até a qualidade da água e do ar, e estabelecerem protocolos e métodos de medição padronizados. O uso de normas técnicas ainda ajuda a reduzir o impacto ambiental da produção e dos processos industriais e facilita a reutilização de recursos limitados.

A normalização do setor químico no Brasil é de responsabilidade do Comitê Brasileiro de Química (CB-010), que foi criado pela ABNT em 1968 e desde 1994 está sob jurisprudência da Abiquim.

O CB-010 possui 110 normas técnicas publicadas e conta com seis comissões:

Comissão de Estudos de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto;

Comissão de Estudos de Adesivos, Colas e Selantes;

Comissão de Estudos de Informações sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente;

Comissão de Estudos de Poliestireno Expandido (EPS);

Comissão de Estudos de Derivados de Óxido de Eteno;

Comissão de Estudos de Poliuretano.

Foto: Abiquim/Divulgação

A chefe de secretaria do Comitê Brasileiro de Química (CB-010), Renata Souza


As Comissões de Estudos do CB-010 estão em constante desenvolvimento de outras novas, principalmente em parceria com as Comissões Setoriais da Abiquim. Segundo a chefe de secretaria do CB-010 e assessora de Comissões Setoriais e Normas Técnicas da Abiquim, Renata Souza, as normas técnicas promovem meios de comunicação confiáveis, benefícios e eficiência, além de assegurar que os conceitos sejam compreendidos por todos. “O CB-010, por meio de suas comissões de estudos, desempenha um importante trabalho para normalização do setor químico e contamos com a participação de voluntários técnicos, incluindo de empresas associadas da Abiquim, o que garante debates de qualidade por profissionais com experiência prática e conhecimento do mercado e dos usuários dos produtos químicos permitindo ao CB-010 aumentar o padrão de qualidade e a segurança dos produtos químicos às pessoas e ao meio ambiente”.

As comissões da Abiquim que trabalham ativamente com o CB-010 são:

Comissão Setorial de Colas, Adesivos e Selantes;

Comissão Setorial de Saneamento e Tratamento de Água;

Comissão Setorial de Poliuretanos;

Comissão Temática de Gerenciamento de Produto (Gepro), por meio da revisão da norma ABNT NBR 14725 relacionada à implementação do Sistema Globalmente Harmonizado para Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da ONU no Brasil;

Comissão Setorial de EPS.

Para mais informações sobre o CB-010 entre em contato com a chefe de secretaria do CB-010 e assessora de Comissões Setoriais e Normas Técnicas da Abiquim, Renata Fernandes Souza, pelo e-mail: renata.souza@abiquim.org.br