APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim e Santos Port Authority debatem obras na Ilha Barnabé e ações para minimizar seus impactos ao setor

Segunda-Feira, 05 de Outubro de 2020

Representantes da Abiquim, da Santos Port Authority (SPA) e da Associação Brasileira de Terminais de Líquidos (ABTL) se reuniram, por videoconferência, no dia 1º de outubro, para o detalhamento do roteiro das obras de recuperação do cais da Ilha Barnabé.

As três instituições trabalharão conjuntamente para buscar uma solução que não cause grandes alterações na rotina de escoamento da carga de produtos químicos. O principal resultado da reunião é a possibilidade de avaliação de alternativas que minimizem ainda mais o impacto da obra durante sua execução.

Segundo a SPA, a obra é urgente e necessária para os operadores da Ilha Barnabé e o projeto prevê a recuperação estrutural do cais e dos dolfins, estruturas utilizadas para a atracação de navios, entre elas a construção de um dolfim de amarração, a contenção do talude, que é a parte inclinada do terreno sob o cais, e a instalação de passarelas metálicas.

A obra deve reduzir a capacidade operacional anual do cais da ilha entre 15 e 20%. Para reduzir o impacto na movimentação de cargas, a SPA buscará ampliar a produtividade dos berços liberados. E, dependendo da fase da obra, pretende liberar o ponto de atracação em reparos para embarques e desembarques em feriados e finais de semana.

O contrato de engenharia tem prazo de 18 meses, as obras devem ser iniciadas no dia 19 de outubro e realizadas em no máximo 16 meses, sendo 8 meses em cada berço (São Paulo e Bocaina). A estimativa da SPA é de que, com a curva de aprendizado no primeiro berço, além de medidas para aumentar a produtividade, seja possível encurtar o prazo no Bocaina.

Os associados da Abiquim que tenham dúvidas sobre o tema podem consultar o coordenador-executivo da Comissão Temática de Logística e assessor técnico da Abiquim, Rodrigo Falato, pelo e-mail: rodrigo.falato@abiquim.org.br.