APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim apresenta ações do setor químico e do governo brasileiro em reunião do ICCA sobre a agenda climática

Terca-Feira, 15 de Setembro de 2020

A Abiquim realizou, no dia 8 de setembro, uma apresentação sobre a Política Governamental em Clima, na reunião do Energy & Climate Change Leadership Group do International Council of Chemical Associations (ICCA).

A reunião teve como pauta apresentações e discussões sobre projetos e estudos do ICCA na agenda de clima como dados nacionais de emissões de gases do efeito estufa (GEE), projeto de divulgação de contribuições da química para a diminuição de emissões, estudo avaliação de ciclo de vida em sistemas circulares, estudo sobre neutralidade carbônica do setor químico, além de apresentações de cada associação sobre Política Nacional Governamental sobre Mudanças Climáticas.

A gerente de Sustentabilidade da Abiquim, Aline Bressan, apresentou os aspectos gerais das discussões locais sobre o tema, do cenário político atual, destacando o posicionamento da Associação sobre precificação de carbono, que ressalta o setor químico como provedor de soluções para o desenvolvimento sustentável e diminuição das emissões.

Aline enfatizou o engajamento da associação nas discussões sobre precificação de carbono no Brasil, como sua participação de membro integrante do Comitê Consultivo do Projeto PMR – Partnership for Market Readiness, iniciativa do Banco Mundial em parceria com o Ministério da Economia, que estuda a viabilidade da implementação de instrumentos econômicos para precificação de carbono no País. A gerente da Abiquim ainda destacou a iniciativa da associação de intensificar o diálogo com diversas partes interessadas e reforçar a perspectiva estratégica desta agenda, por meio da formação do Grupo Multidisciplinar sobre Mudanças Climáticas, com a participação de integrantes das Comissões de Meio Ambiente, Economia e Competitividade, do GT Energia, além do Comitê para o Desenvolvimento Sustentável da Abiquim.

O Energy & Climate Change Leadership Group do ICCA conta com a participação de associações nacionais de química e empresas integrantes do ICCA, como American Chemistry Council (ACC), European Chemical Industry Council (CEFIC), Japan Chemical Industry Association (JICA), Chemistry Industry Association of Canada (CIAC) e Korea Chemical Industry Council (KOCIC).

Clique aqui para acessar o posicionamento da Abiquim sobre precificação de carbono.

Para mais informações, entre em contato com a gerente de sustentabilidade da Abiquim, Aline Bressan, pelo email: aline.bressan@abiquim.org.br.