APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Guia Orientativo para a Continuidade das atividades face à pandemia de Covid-19, da Abiquim, recebe capítulo sobre Segurança de Processo

Terca-Feira, 01 de Setembro de 2020


A Abiquim atualizou o “Guia Orientativo para a Continuidade das atividades face à pandemia de Covid-19”, que recebeu um capítulo sobre Segurança de Processo, focado na importância do gerenciamento dos perigos e riscos de segurança de processo nas instalações para a retomada de produção a um nível como o de antes da pandemia.

O desenvolvimento de um novo capítulo no guia atende às necessidades das empresas do setor, que precisam retomar a um volume de produção mais próximo à realidade pré-pandemia, atendendo ao crescimento das vendas internas do setor químico por três meses seguidos, conforme informado no último Relatório de Acompanhamento Conjuntural (RAC) da Abiquim.

Para auxiliar as empresas a retomarem esse volume de produção, observando os novos desafios que são impostos às plantas industriais, o novo capítulo do Guia dá exemplos de como se adaptar a uma demanda de suporte à segurança de processo que pode ser impactada pela disponibilidade de recursos neste cenário de pandemia, incluindo o desafio de gerenciar o desempenho das pessoas, levando em consideração fatores como ansiedade, estresse e fadiga. Ele ainda apresenta uma atualização do arcabouço legal brasileiro ligado à pandemia e as recomendações de entidades públicas nacionais e internacionais.

Como a primeira versão do Guia, lançado em junho, esta nova edição foi elaborada por um grupo de trabalho multidisciplinar formado por colaboradores da própria Associação, membros das Comissões Temáticas de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalhador (SSHT), de Segurança de Processo (Sepro), de Preparação e Atendimento a Emergências (PAE), empresas associadas e do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC). O Guia tem o objetivo de auxiliar as empresas do setor, independente do porte, a manterem suas operações em um cenário de pandemia, com foco na saúde dos colaboradores, trabalhadores terceirizados e clientes.

Clique aqui para fazer o download da nova versão do “Guia Orientativo para a Continuidade das atividades face à pandemia de Covid-19”.