APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Comissão Executiva da Frente Parlamentar da Química reúne-se com representantes do setor

Terca-Feira, 25 de Agosto de 2020

A Comissão Executiva da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) reuniu-se com representantes da Abiquim e da indústria química, por meio de videoconferência, no dia 18 de agosto. Participaram da reunião o presidente da FPQuímica, deputado Alex Manente (Cidadania/SP); o coordenador do tema Inovação e Tecnologia, deputado Eduardo Cury (PSDB/SP); e o coordenador de Químicos para construção, deputado Alexis Fonteyne (NOVO/SP). A indústria química foi representada pelo gerente de Relações Institucionais da Oxiteno, Frederico Marchiori e pela diretora de Relações Institucionais da Braskem, Renata Bley. A Abiquim foi representada pelo presidente-executivo, Ciro Marino; pelo diretor de Relações Institucionais, André Passos; e pela diretora de Assuntos de Comércio Exterior, Denise Naranjo.

O presidente da FPQuímica, deputado Alex Manente, destacou a atuação do setor durante a pandemia e a necessidade de revisão da agenda da Frente Parlamentar, considerando o período atípico. 

O presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, apresentou o cenário do setor e o novo diretor de Relações Institucionais da entidade, André Passos. Marino também destacou as discussões sobre biossegurança com o Ministério da Defesa e explicou que o País vem perdendo plantas de fertilizantes e a dependência de farmoquímicos e defensivos agrícolas importados. Por isso, a aprovação do Projeto de Lei (PL) 6407/2013, PL do Gás, na forma de seu texto atual, é essencial para o desenvolvimento da indústria nacional.

O diretor da Abiquim, André Passos, destacou a importância de retomada das reuniões da FPQuímica, para tratar das pautas que estão em evidência como o PL do Gás, o marco regulatório das substâncias químicas, a inserção internacional do setor, o combate ao contrabando e mercado ilegal de defensivos agrícolas e a reforma tributária, além do potencial para incorporação de novos entes das cadeias químicas e petroquímicas na Frente. 

O presidente da FPQuímica, Alex Manente, propôs a realização de debates específicos, visto que cada tema demanda aprofundamento, sendo que essas agendas também devem incluir outros parlamentares envolvidos nos debates, como o deputado Laercio Oliveira (PP/SE), relator do PL 6407/2013, e o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), relator da PEC 45/2019, sobre reforma tributária. Os deputados Eduardo Cury e Alexis Fonteyne afirmaram apoiar as pautas temáticas e a realização dos encontros de acordo com a urgência dos temas.

Também participaram da reunião a assessora do deputado Paulo Ganime (NOVO/RJ), Yara Mélhem; o assessor do deputado Eduardo Cury, Gustavo Guimarães; e os assessores de Relações Institucionais da Abiquim, Lidiane Soares e Pável Pereira. Pela Umbelino Lobo participaram o diretor executivo Felipe Oppelt e o assessor Leonardo Nunes.