APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Pacto Global e WWF apresentam a iniciativa Science Based Targets ao Grupo Multidisciplinar sobre Mudanças Climáticas da Abiquim

Terca-Feira, 18 de Agosto de 2020

A iniciativa Science Based Targets (SBTi), liderada globalmente pelo Pacto Global, CDP, World Resources Institute (WRI) e World Wide Fund for Nature (WWF), foi apresentada aos membros do Grupo Multidisciplinar sobre Mudanças Climáticas da Abiquim em reunião realizada, por meio de videoconferência, em 17 de agosto.  

A apresentação feita pela ponto focal da SBTi no Brasil, Lígia Ramos, da Rede Brasil do Pacto Global; e pela líder de equipe SBTi no WWF, Paola Delgado, abordou a história da iniciativa, que começou em 2015 após o Acordo de Paris, como as empresas podem participar e a pesquisa realizada pela iniciativa para o desenvolvimento de um Guia Setorial para a indústria química.  

Segundo Lígia, a SBTi é um instrumento para as empresas reduzirem suas emissões de gases do efeito estufa (GEE), por meio de guias e ferramentas desenvolvidos com informações e dados baseados na ciência.   

Para participar da iniciativa, que é voluntária, as empresas assinam uma carta de compromisso, elaboram sua meta de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE), enviam sua meta para a equipe técnica da iniciativa e depois tornam público seu compromisso.  

Lígia Ramos explicou que no momento é realizada uma pesquisa direcionada às empresas químicas com o objetivo de adequar a metodologia às necessidade do setor. A pesquisa pode ser respondida no site da SBTi. “Ela é composta por 30 questões, que avaliam o escopo do setor, os obstáculos e benefícios para se adotar metas de redução de emissões de gases do efeito estufa, além da possibilidade de indicações de dados e literatura do setor relacionado ao tema”, explica Lígia.  

A pesquisa poderá ser respondida até sexta-feira, 21 de agosto, e as empresas que participarem terão acesso aos resultados consolidados.  

Clique aqui para acessar o site da SBTi.

Clique aqui para acessar a pesquisa. 

O Grupo Multidisciplinar sobre Mudanças Climáticas conta com integrantes das seguintes empresas associadas: Arlanxeo, BASF, Birla Carbon, Braskem, Cabot, Clariant, Croda, Deten, Dow, Evonik, Ingevity, Innova, Nitro, Oxiteno, Solvay e Wacker.

Profissionais das associadas da Abiquim podem se candidatar e participar do Grupo Multidisciplinar. Para participar é necessário encaminhar um e-mail para a gerente de Sustentabilidade da Abiquim, Aline Bressan, no endereço aline.bressan@abiquim.org.br