APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Comitê para o Desenvolvimento Sustentável da Abiquim realiza webinar sobre estudo de mudanças climáticas da FIESP

Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020

Crédito: FIESP 

A gerente do departamento de Desenvolvimento Sustentável da FIESP, Anicia Pio 


O Comitê para o Desenvolvimento Sustentável da Abiquim promoveu, no dia 13 de julho, o webinar de apresentação do estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) “Mudança do Clima: Avaliação dos reflexos das metas de redução de emissões sobre a economia e a indústria brasileira”, que foi realizado pela gerente do departamento de Desenvolvimento Sustentável da FIESP, Anicia Pio.

O diretor geral da Croda América Latina, membro do Conselho Diretor da Abiquim e coordenador do Comitê para o Desenvolvimento Sustentável da Associação, Marco Carmini, explicou: “as reuniões têm o objetivo de promover a capacitação e o nivelamento de conhecimento dos profissionais do grupo para abordar todos os aspectos envolvidos e ter uma posição setorial sólida e abrangente sobre o tema mudanças climáticas e seus impactos nas atividades da indústria química”. 

O estudo “Mudança do Clima: Avaliação dos reflexos das metas de redução de emissões sobre a economia e a indústria brasileira” analisou as emissões de gases do efeito estufa de todos os setores e adotou o Modelo de Equilíbrio Geral, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que autorizou a FIESP a usar o modelo com os dados oficiais do Brasil, explicou a gerente da FIESP, Anicia Pio.

A publicação apresenta sete cenários e analisa como a economia se comportaria em cada um deles, de acordo com a política a ser adotada pelo Brasil para o controle de emissões dos gases do efeito estufa (GEE) em cada um deles e os efeitos dessas políticas para o Produto Interno Bruto (PIB) do País.

A gerente da FIESP, explicou que o objetivo do estudo é gerar subsídio de forma integrada e não apenas setorial dos impactos das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) do Brasil. “Podemos ver como todos os setores e fatores se correlacionam para manter a competitividade do País e das empresas brasileiras no mercado doméstico e internacional. Ele também dá subsídios para que o governo tenha mais condições de decidir a política a ser implantada, baseado em um modelo global. É pouco efetivo estabelecer uma taxação em um único setor sem pensar em medidas custo efetivas como um todo, que representam menor sacrifício para a sociedade e mais benefícios para todos”. 

Clique aqui para fazer o download do estudo “Mudança do Clima: Avaliação dos reflexos das metas de redução de emissões sobre a economia e a indústria brasileira”.

Para alinhar o conhecimento dos membros do Grupo Multidisciplinar sobre Mudanças Climáticas, o Comitê para o Desenvolvimento Sustentável promove, durante o mês de julho, webinares gratuitos sobre estudos relacionados às mudanças climáticas. Ainda estão programadas apresentações com a participação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Banco Mundial e Ministério da Economia, conforme programação abaixo: 

20 de julho - apresentação dos estudos do CEBDS “Oportunidades e Desafios das Metas NDC para o setor empresarial” e “Precificação de carbono: o que o setor empresarial precisa saber para se posicionar”;

27 de julho - apresentação sobre os Projetos PMR Partnership for Market Readiness e PMI Partnership for Market Implementation, iniciativas coordenadas pelo Ministério da Economia/SEPEC e Banco Mundial. 

Todas as apresentações serão realizadas às 10 horas. Podem se candidatar e participar do Grupo Multidisciplinar sobre Mudanças Climáticas, os profissionais das associadas da Abiquim. Para participar, é necessário encaminhar um e-mail para a gerente de Sustentabilidade da Abiquim, Aline Bressan, no endereço aline.bressan@abiquim.org.br  para obter os links dos webinares.