APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Representantes do setor químico se reúnem com o presidente da FrenCOMEX, deputado Evair Vieira de Melo

Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020

O deputado Evair Vieira de Melo (PP/ES), presidente da Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e do Investimento (FrenCOMEX) e coordenador temático de Água da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) se reuniu, no dia 7 de julho, com representantes da indústria química, por meio de videoconferência. 

Durante o encontro, os representantes da indústria química ressaltaram a importância do trabalho desempenhado pelo parlamentar na condução do tema da circular SECEX nº 29/2020 e afirmaram a importância do sistema de defesa comercial para a equidade competitiva do produto nacional com o importado, alertaram sobre a falta de alinhamento do tema com a realidade regulatória internacional, a possibilidade de ampliação da insegurança jurídica, a atual desestruturação do sistema dos instrumentos de defesa comercial e os efeitos da capacidade ociosa no âmbito internacional no mercado brasileiro. 

O presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, apontou que existe alinhamento empresarial sobre o tema. Marino destacou a necessidade que o processo de abertura seja discutido em alinhamento com negociações bilaterais e multilaterais. Ainda referenciou que o processo atual apresenta desalinhamento com o internacional, pois ele não tem contrapartidas e deve gerar ampla insegurança jurídica. 

O deputado Evair Vieira de Melo agradeceu as informações e solicitou apoio do setor na formatação de material técnico para a continuidade dos debates junto ao Poder Executivo. 

A Abiquim está realizando uma série de audiências com parlamentares para discutir o cenário do setor. Já foram realizados encontros com os deputados Daniel Almeida (PCdoB/BA), Eduardo Cury (PSDB/SP), Afonso Motta (PDT/RS), Jerônimo Goergen (PP/RS), Delegado Pablo (PSL/AM), Paulo Ganime (NOVO/RS) e Marcos Pereira (Republicanos/SP), que também ocupa a vice-presidência da Câmara dos Deputados. 

Além do deputado Evair Vieira de Melo e do presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, participaram da reunião o coordenador de Acompanhamento Legislativo da FrenCOMEX, Gabriel Borges; o assessor técnico da FrenCOMEX, Celso Figueiredo; o relações Governamentais da Innova, André Passos; o gerente de Compliance para América Latina da Eastman, Adilson Carvalho; a relações corporativas da Braskem, Núbia Isaias; o analista de Relações Governamentais da Braskem, Gustavo Boni dos Santos; diretor de Relações Governamentais da Rhodia Solvay, Marcelo Perracini; o relações Institucionais e Governamentais da BASF, Luiz Renato Nais; a coordenadora de Relações Governamentais da BASF para a América do Sul, Juliana Villano; o diretor geral da Deten Química, José Luis Gonçalves de Almeida; o gerente Comercial de Resinas da Petroquímica Suape, Luiz Henrique Bittencourt; o gerente de Marketing da Indorama, Augusto Eduardo Corrêa; o gerente de Relações Institucionais da Oxiteno, Frederico Marchiori Xavier de Jesus. Pela Abiquim participaram a diretora de Assuntos de Comércio Exterior, Denise Naranjo; o gerente de Assuntos de Comércio Exterior, Éder da Silva; o assessor de Assuntos de Comércio Exterior, Diego Hrycylo; os assessores de Relações Institucionais, Lidiane Soares e Pável Pereira. Pela Umbelino Lobo participaram o diretor Antônio Marcos Umbelino Lôbo e o diretor executivo Felipe Oppelt.