APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Comitê para o Desenvolvimento Sustentável promove webinar sobre estudo da CNI que analisa a precificação de carbono e seus impactos na indústria

Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020

O Comitê para o Desenvolvimento Sustentável da Abiquim promoveu, no dia 6 de julho, o webinar de apresentação do estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) “A precificação de carbono e os impactos na competitividade da cadeia de valor da indústria" realizada pelo especialista em Políticas e Indústria II e coordenador da Rede Clima da CNI, Marcos Cantarino.

Segundo o diretor geral da Croda América Latina, membro do Conselho Diretor da Abiquim e coordenador do Comitê para o Desenvolvimento Sustentável da Associação, Marco Carmini, o webinar tem o objetivo de alinhar o conhecimento dos membros do novo Grupo Multidisciplinar sobre Mudanças Climáticas da Abiquim, que atuará no desenvolvimento do embasamento técnico da indústria química nas questões referentes ao tema mudanças climáticas.  “Esse é um assunto muito relevante para o setor e a criação do grupo multidisciplinar, que discutirá este tema complexo, tem o apoio do Conselho Diretor da Associação”.

A indústria brasileira é o setor da economia nacional com a segunda menor contribuição percentual em termos de emissões de gases do efeito estufa (GEE). Segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ela é responsável por cerca de 7% das emissões de (GEE).

O estudo “A precificação de carbono e os impactos na competitividade da cadeia de valor da indústria" avalia as formas de implementar ações que reduzam as emissões de GEE e seus impactos, riscos e oportunidades sobre a competitividade econômica do País e na cadeia produtiva da indústria, visando a implementação do Acordo de Paris. Ele analisa cenários pessimistas e otimistas de desenvolvimento da economia brasileira até 2030, avaliando a implantação dos mecanismos de taxação de carbono e mercados de carbono no setor industrial.

O especialista da CNI, Marcos Cantarino, destaca que é necessário analisar a precificação de carbono de forma integrada. “É preciso avaliar toda a cadeia, o que tem para trás e para frente, pois existem impactos nos insumos, energia e logística. Essa análise é necessária para encaminhar os pleitos do setor industrial ao governo e fazer uma proposta condizente com a realidade brasileira”.

Segundo Cantarino, o estudo indica que a precificação de carbono só é viável se a indústria e o País passarem a ter um crescimento econômico acima de 3% ao ano, observa o especialista da CNI.

Clique aqui para fazer o download do resumo executivo do estudo “A precificação de carbono e os impactos na competitividade da cadeia de valor da indústria”

Para alinhar o conhecimento dos membros do Grupo Multidisciplinar sobre Mudanças Climáticas, o Comitê para o Desenvolvimento Sustentável promove, durante o mês de julho, webinares gratuitos sobre estudos relacionados às mudanças climáticas. Ainda estão programadas apresentações com a participação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Banco Mundial e Ministério da Economia, conforme programação abaixo:

13 de julho apresentação do estudo da FIESP “Mudança do Clima: Avaliação dos reflexos das metas de redução de emissões sobre a economia e a indústria brasileira”;

20 de julho apresentação dos estudos do CEBDS “Oportunidades e Desafios das Metas NDC para o setor empresarial” e “Precificação de carbono: o que o setor empresarial precisa saber para se posicionar”;

27 de julho apresentação sobre os Projetos PMR Partnership for Market Readiness e PMI Partnership for Market Implementation, iniciativas coordenadas pelo Ministério da Economia/SEPEC e Banco Mundial. 

Todas as apresentações serão realizadas às 10 horas. Podem se candidatar e participar do Grupo Multidisciplinar sobre Mudanças Climáticas, os profissionais das associadas da Abiquim. Para participar é necessário encaminhar um e-mail para a gerente de Sustentabilidade da Abiquim, Aline Bressan, no endereço aline.bressan@abiquim.org.br para obter os links dos webinares.