APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Representantes da Abiquim participam de reunião com o Ministro Bento Albuquerque

Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020

A Abiquim participou de reunião com o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, no dia 3 de julho, para debater a importância da aprovação do PL 6407/13, conhecido como PL do Gás. A Associação foi representada pelo presidente-executivo, Ciro Marino, e pela diretora de Economia e Estatística, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, no encontro que teve a participação de mais de 50 lideranças da indústria, que debateram com o Ministro como o PL pode ajudar a baixar o custo do gás natural e contribuir para a retomada da economia. 

O Ministro Bento Albuquerque recentemente manifestou em nota oficial ter visão convergente sobre a aprovação do projeto conforme a redação aprovada na Comissão de Minas e Energia. O apoio ao projeto tem sido crescente, recentemente a Frente Parlamentar da Agricultura o colocou entre suas prioridades e agora tem recebido apoios da bancada do Nordeste. Outras bancadas, como a do Rio de janeiro, provavelmente o estado mais beneficiado estão se unindo pela Aprovação (o Rio é justamente o Estado do presidente da Câmara a quem cabe pautar a votação). 

O gás natural também contribui para a agenda ambiental, pois suas emissões são muito menores do que a do carvão ou do óleo, ainda muito usados no Brasil para produzir energia elétrica e pode ser usado como energia que vai firmar e impulsionar as usinas eólicas e de energia solar. 

A indústria química é o maior consumidor do gás natural, entre os setores industriais, e usa o insumo como fonte de energia e matéria-prima. “O PL do Gás pode viabilizar o programa Novo Mercado de Gás e equalizar os custos de matéria-prima e energia no Brasil, com os praticados em outros países, o que pode tornar a indústria química brasileira mais competitiva e reduzir o déficit da balança comercial do setor, que no acumulado dos últimos 12 meses (junho de 2019 a maio de 2020), é de cerca de US$ 31,5 bilhões”, explica a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira.

A Abiquim é uma das mais de 60 entidades signatárias da carta aberta ao Congresso Nacional “Gás para Sair da Crise”, documento que reforça a importância do programa Novo Mercado de Gás, lançado há um ano pelo governo federal.

Clique aqui para ler a carta aberta ao Congresso Nacional “Gás para Sair da Crise”.