APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Live com representantes da Abimaq e Abiquim sobre o impacto da Covid-19 na indústria de plásticos

Segunda-Feira, 29 de Junho de 2020

Reprodução: YouTube/Abiquim


O presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, participou da live “Perspectivas e Cenários para a Indústria do Plástico”, realizada, no dia 24 de junho. A transmissão iniciou uma programação de lives para promover a terceira edição da Plástico Brasil, – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, que será realizada de 22 a 26 de março de 2021, no São Paulo Expo, na capital paulista. 

Em sua apresentação, Marino fez um panorama do setor químico em meio à pandemia, destacando a amplitude da indústria, que engloba desde empresas com alta demanda até outras com operações paradas. Em relação ao segmento de plásticos, o executivo da Abiquim explicou que o setor também tem linhas extremamente demandadas em plena carga, que atendem segmentos como embalagens para alimentos e outros que atendem ao segmento automotivo e de turismos foram prejudicados pela pandemia de Covid-19.

Marino analisou a demanda de matérias-primas no setor químico, que caíram em maio em comparação com abril, e a crescente importação no setor, que pode ser atribuída ao ciclo da pandemia de Covid-19 no mundo, que iniciou antes na Ásia, seguida pela Europa e depois América do Sul. “As empresas dos países que saírem primeiro desta situação de pandemia podem focar em se recapitalizarem, em equacionar o caixa e podemos sofrer uma concorrência desleal dos produtos importados”, analisou. 

O executivo da Abiquim também explicou que o setor tem sido consultado pelo governo federal sobre a competitividade e a reorganização global dos centros de produção. “O País teve ao longo dos anos cadeias interrompidas de suprimento, inclusive matérias-primas básicas. Ao refazer a avaliação para ter segurança de abastecimento, o Brasil precisa desenvolver uma boa estratégia como País, que inclui a recomposição de sua cadeia produtiva. O Brasil possui matéria-prima, água, gás natural, tecnologia e capacidade produtiva para isso, mas dependemos das reformas estruturais como a tributária, administrativa, política, que vão gerar mais segurança jurídica para as empresas”, analisa.

A live “Perspectivas e Cenários para a Indústria do Plástico” também teve a participação do presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para Indústria do Plástico (CMAISP) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Amilton Mainard, que abordou o desempenho do setor de máquinas para o segmento de plásticos; e da diretora da Feira Plástico Brasil e da Informa Exhibitions, Liliane Bortoluci, que explicou como a pandemia de Covid-19 afetou o segmento de eventos e os protocolos da Informa Exhibitions para aumentar segurança para público e expositores. A moderação foi feita pelo presidente executivo da Abimaq, José Velloso. 

A Plástico Brasil é uma iniciativa da Abimaq e da Abiquim com promoção e organização da Informa Exhibitions. Para mais informações sobre a Plástico Brasil, visite o site oficial do evento clicando aqui

Clique aqui para assistir a live “Perspectivas e Cenários para a Indústria do Plástico”.