APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Sindiquim reúne academia e indústria para debater o papel da química no bem-estar da sociedade

Segunda-Feira, 29 de Junho de 2020

Reprodução: YouTube/Abiquim


O Sindicato das Indústrias Químicas no Estado do Rio Grande do Sul (Sindiquim) promoveu, no dia 25 de junho, a live “Há química entre nós” com representantes da indústria e da academia que debateram sobre a capacidade transformadora da química. 

O presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, foi um dos participantes da live. Ele destacou a importância da química em todos os segmentos industriais, o que permitiu à indústria continuar operando mesmo no cenário de pandemia da Covid-19. Marino ainda fez uma análise de como poderá ocorrer uma realocação das cadeias produtivas em todo o mundo. “Com toda esta situação da pandemia, nos vemos dependentes de produtos da Índia, China e Ásia no geral. Seguramente, toda forma de produção geográfica vai mudar. O Brasil tem petróleo, gás natural, energia limpa e bons profissionais, tudo para mudar essa situação”, explicou.

A capacidade de resiliência das empresas, que também olharam para a cadeia e como poderiam ajudar na pandemia foi destacada pelo executivo. “A demanda por álcool gel foi multiplicada por 30. Empresas químicas desenvolveram produtos para serem usados como espessante em até três semanas”, afirmou.

Também participaram da live “Há química entre nós” o coordenador dos Laboratórios Analíticos do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) da Braskem, em Triunfo (RS), Paulo Cezar dos Santos, que destacou a importância da química para os setores produtivos, incluindo o medicinal; o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), professor Odir Dellagostin, que destacou a necessidade de aumentar a interação entre indústria e academia e o trabalho realizado pelo Programa Doutor Empreendedor, que apoia empreendedores doutores; e a engenheira química e diretora da Vital Engenharia de Materiais e Nanotecnologia, Juliana Hoch, que reforçou a necessidade de investimentos financeiros em pesquisa que foram reduzidos no País. A moderação foi feita pela jornalista Daniela Sallet.  A live do Sindiquim foi organizada em parceria com a Braskem. 

Clique aqui para assistir a live “Há química entre nós” no canal do Sindiquim no YouTube.