APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Relatório “Índice Quantum das Vendas Internas e Índices de Preços Reais” apresenta dados do setor desde 1991

Segunda-Feira, 08 de Junho de 2020


A área de Economia e Estatística da Abiquim lança o relatório “Índice de Quantum das Vendas Internas e Índices de Preços Reais”, com os principais índices que medem as vendas internas e os preços da indústria química de forma consolidada de 1991 a 2019. 

O estudo ainda apresenta o índice de vendas internas e produção na última década dos seguintes segmentos: cloro e álcalis, intermediários para fertilizantes, outros produtos inorgânicos, produtos petroquímicos básicos, intermediários para plásticos, intermediários para resinas termofixas, intermediários para fibras sintéticas, solventes industriais, intermediários para plastificantes, plastificantes, outros produtos químicos orgânicos, resinas termoplásticas e resinas termofixas.

Segundo apuração da área de Economia e Estatística, a demanda brasileira por produtos químicos, medida pelo consumo aparente nacional (CAN), que mede a produção mais importação menos exportação, caiu 7,4% durante o ano de 2019, na comparação com o ano anterior. “O CAN bem como a abertura das parcelas que o compõem, revela como anda a capacidade de competição das empresas instaladas no País em relação às suas congêneres em outras localidades”, explica a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira.

A análise histórica dos índices de quantum e de preços ajuda o setor a traçar cenários e possibilitar uma visão mais realista sobre a situação atual em que o segmento é afetado de diferentes formas pela pandemia de Covid-19, bem como dar indicações para a construção de um cenário sobre o futuro. 

O relatório “Índice de Quantum das Vendas Internas e Índices de Preços Reais” é gratuito para associados da Abiquim e está disponível para download na área de associados do site da Associação (www.abiquim.org.br). Para os não associados, que desejam adquirir o relatório, entrar em contato pelo e-mail fernando.tavares@abiquim.org.br