APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Comissões da Abiquim destacam as boas práticas da indústria química frente à Covid-19

Segunda-Feira, 08 de Junho de 2020

Reprodução: YouTube/Abiquim


A Abiquim realizou, no dia 5 de junho, a live “Meio Ambiente, saúde e segurança: o Programa Atuação Responsável® como referência em boas práticas frente à Covid-19”, em seu canal no YouTube. A programação teve a participação do diretor geral da Croda América Latina, membro do Conselho Diretor da Abiquim e coordenador da Comissão Temática de Gestão do Programa Atuação Responsável® da Associação, Marco Carmini; do especialista corporativo em Saúde e Segurança da Braskem e coordenador da Comissão Temática de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalhador (SSHT) da Abiquim, André Virgulino; e da coordenadora de Segurança e Saúde da Unipar e vice-coordenadora da Comissão de SSHT da Associação, Fabiolla Pereira; com moderação do presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino; e da gerente de Comunicação da Associação, Camila Matos.  

O coordenador da Comissão Temática de Gestão do Programa Atuação Responsável® da Abiquim, Marco Carmini, destacou que o Programa tem como foco a melhoria dos processos para torna-los mais sustentáveis, no gerenciamento de riscos e impactos inerentes aos produtos químicos e na saúde e segurança dos trabalhadores e das comunidades do entorno. “O setor é inovador por estabelecer diálogo com as partes interessadas por meio dos Conselhos Comunitários Consultivos (CCCs), além dos reguladores e autoridades”, completou. 

Carmini também destacou o diferencial promovido pelo Programa Atuação Responsável® na reputação e gestão das empresas. “O mundo vai passar a se relacionar com empresas mais éticas e o Programa também permite às empresas atuarem de forma estruturada com parâmetros, o que também ajuda o gerenciamento de custos”. 

A busca da prevenção de cenários para o gerenciamento de riscos na indústria química foi destacada pelo coordenador da Comissão de SSHT da Abiquim, André Virgulino. Ele lembrou que no ano passado uma empresa da Comissão já havia apresentado a necessidade do setor se preparar para possíveis cenários de pandemia “Ainda em novembro iniciamos essas discussões e cada empresa apresentou seu olhar técnico sobre o tema, o que ajudou o setor a estar preparado para enfrentar o atual cenário”. A vice-coordenadora da Comissão de SSHT da Associação, Fabiolla Pereira, completa: “a indústria química está alinhada em seus protocolos e conduta, pois a troca de informações na Comissão são diárias”. 

Sobre as mudanças que o cenário de pandemia gerou em todas as empresas, os convidados ressaltaram as alterações promovidas       com foco na segurança dos colaboradores. As empresas do setor estabeleceram comitês de crise e implantaram barreiras sanitárias, adotaram equipamentos de proteção individual como luvas e óculos, fizeram acordos sindicais para mudança de horário de trabalho, mudanças nos refeitórios, além da antecipação da campanha de vacinação contra a gripe. “Fomos muito rápidos também para desenvolver plano de contingência no caso perder de operadores adoecerem e manter a continuidade das operações”, contou Fabiolla Pereira. 

As mudanças na forma de trabalho geradas pela Covid-19 e que devem permanecer também fez parte da pauta da live. “A pandemia acelerou a transformação que ia acontecer e ela antecipou a corrida tecnológica e a adoção do meio digital”, disse Fabiolla. A adoção do trabalho remoto também foi lembrada. “Muita gente descobriu que é possível trabalhar de casa, mas precisamos ainda avaliar como as áreas de recursos humanos vão lidar com isso”, afirmou Carmini. As empresas que possuem o Programa Atuação Responsável® devem ter um sistema de gerenciamento de mudanças, previsto nos requisitos do Programa.


Os convidados destacaram a necessidade de ações educativas para que os colaboradores se cuidem quando estão fora das empresas e ressaltaram a importância das empresas consultarem o “Guia Orientativo para a Continuidade das atividades face à pandemia de Covid-19” elaborado por um grupo de trabalho multidisciplinar formado por colaboradores da própria Abiquim, membros das Comissões de (SSHT), de Segurança de Processo (Sepro), e empresas associadas, disponível para download gratuito no site da Associação. 

Segundo o coordenador da Comissão de SSHT, André Virgulino, o Guia é importante para promover a educação dos colaboradores que estão fazendo o trabalho remoto. “Tem muita gente trabalhando de casa. Mas na reabertura quem chegar precisa estar alinhado para dar continuidade a essas medidas”. A vice-coordenadora da Comissão de SSHT, Fabiolla Pereira, destacou que o Guia está bem completo sobre o que é necessário fazer para dar continuidade nas operações. “Ele é um documento vivo, que com certeza permanecerá sendo atualizado”. O coordenador da Comissão Temática de Gestão do Programa Atuação Responsável®, Marco Carmini, destacou sua fácil leitura. “Recomendo que as empresas treinem as pessoas para elas se habituarem com os procedimentos”. 

A Abiquim ainda elaborou o guia “Covid-19: Recomendações para motoristas e destinatários no transporte de produtos químicos” com informações para aumentar a segurança de motoristas, transportadores rodoviários, embarcadores e destinatários.

Clique aqui para fazer o download do “Guia Orientativo para a Continuidade das atividades face à pandemia de Covid-19”. 

Clique aqui para assistir a live “Meio Ambiente, saúde e segurança: o Programa Atuação Responsável® como referência em boas práticas frente à Covid-19” no canal da Abiquim no YouTube. 

Clique aqui para fazer o download do “Covid-19: Recomendações para motoristas e destinatários no transporte de produtos químicos”.

Cliquei aqui para assistir as lives anteriores, “Os desafios da logística de produtos químicos durante e pós-pandemia” e “Indústria Química no Enfrentamento à Covid-19: Cenários Durante e Pós-Pandemia”.