APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Audiência com coordenador estadual do RJ da FPQuímica

Segunda-Feira, 08 de Junho de 2020

O coordenador estadual do RJ da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica), deputado Paulo Ganime (NOVO/RJ), se reuniu com representantes da indústria química, no dia 1º de junho, via videoconferência. 

O presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, iniciou a reunião explicando como a pandemia de Covid-19 afetou a agenda de trabalho da FPQuímica. Em seguida, o executivo fez um panorama do setor químico em meio à pandemia, destacando a amplitude da indústria química, que engloba desde empresas com alta demanda até outras com operações paradas, e relatou a importância da manutenção da química no Decreto nº 10.282/2020, que lista os serviços públicos e as atividades essenciais, para a continuidade das operações das cadeias envolvidas direta ou indiretamente no combate à pandemia. 

Marino também tratou do Projeto de Lei (PL) 6407/2013, conhecido como Lei do Gás, e destacou como a aprovação da matéria incentivará a competitividade e será de extrema importância na retomada da economia, especialmente considerando a competição com países que já se recuperam da pandemia e diminuem os preços de matérias-primas.  

Outro importante tema apresentado ao parlamentar foi a preocupação das empresas com o financiamento do capital de giro e foi explicado que no setor químico a dificuldade tem sido mitigada pelas empresas de grande porte, que têm acesso a financiamento e taxas de juros mais atrativas, além de casos de matriz no exterior ou empréstimo externo. Desta forma, as empresas de grande porte têm funcionado como banco para a cadeia do setor. Nesse contexto, matérias legislativas que apresentam propostas como empréstimo compulsório onerariam os atores da cadeia que a sustentam nesse momento.

O coordenador da FPQuímica afirmou entender as pautas apresentadas e, em sua perspectiva, a retomada das atividades deve começar a ocorrer em breve, de forma gradativa e organizada, mesmo com a autonomia dos estados e municípios. Em relação à Lei do Gás, o deputado afirmou que vem tratando do tema com diversas entidades e trabalha para inclusão de requerimento de urgência da matéria na pauta do Plenário. Além disso, ele reforçou a necessidade de diálogo com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, para demonstrar que o tema possui maturidade e coesão e seus benefícios à sociedade. 

A Abiquim está realizando uma série de audiências com parlamentares para discutir o cenário do setor. Já foram realizados encontros com os deputados Daniel Almeida (PCdoB/BA), Eduardo Cury (PSDB/SP), Afonso Motta (PDT/RS), Jerônimo Goergen (PP/RS), Delegado Pablo (PSL/AM) e está confirmado encontro com coordenador político da FPQuímica na Câmara, deputado Marcos Pereira (Republicanos/RS). 

Além do deputado Paulo Ganime e do presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, participaram das reuniões a assessora institucional da Câmara dos Deputados, Yara Haquim; o gerente de Relações Institucionais da Oxiteno, Frederico Marchiori Xavier de Jesus; o relações governamentais da Innova, André Passos Cordeiro; a diretora de Relações Governamentais da Dow, Suelma Rosa; o diretor de Relações Governamentais da Rhodia Solvay, Marcelo Perrracini; a relações corporativas da Braskem, Núbia Isaias; a relações governamentais da Oxiteno, Verônica Honer Lopes; os assessores de Relações Institucionais da Abiquim, Lidiane Soares e Pável Pereira; o diretor da Umbelino Lobo, Antônio Marcos Umbelino Lôbo; e o assessor da Umbelino Lobo,   Leonardo Nunes.