APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

ABNT publica norma sobre Poliestireno expandido (EPS) – Determinação das propriedades - Métodos de ensaio

Segunda-Feira, 08 de Junho de 2020

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, no dia 1 de junho de 2020, a norma técnica ABNT NBR 16866 Poliestireno expandido (EPS) - Determinação das propriedades - Métodos de ensaio, desenvolvida pela Comissão de Estudo de Poliestireno Expandido (EPS) (010:501.001), que pertence ao Comitê Brasileiro de Química - ABNT/CB-010. 

A Comissão de Estudo de Poliestireno Expandido (EPS) foi criada em agosto de 2019 e é resultado dos esforços da Comissão Setorial de EPS da Abiquim, que há sete anos vem desenvolvendo um trabalho coeso entre as empresas associadas do setor no estudo técnico das propriedades e métodos de ensaio do poliestireno expandido (EPS). Desde o início dos trabalhos, dentro do CB-10, até a sua publicação, o processo de construção da norma se deu em nove meses, o que é considerado raro em termos de norma técnica. 

O projeto de norma ABNT NBR 16866, que estabelece os métodos de ensaio para determinação das propriedades do poliestireno expandido (EPS) utilizado para qualquer fim, surgiu da necessidade de criar procedimentos padronizados e linguagem comum na utilização de produtos à base de poliestireno expandido (EPS) a fim de garantir qualidade, desempenho e segurança do produto a base de poliestireno expandido (EPS).

O coordenador da Comissão Setorial de EPS da Abiquim, Wendel Oliveira de Souza, afirma que a Comissão recebeu com muita alegria a notícia da aprovação em tempo recorde da norma técnica de EPS pela ABNT/CB 10. “Foi dispendido muito esforço dos membros da Comissão em diversos fóruns e reuniões, principalmente na defesa técnica da caracterização do EPS, não se omitindo, inclusive, de se exporem em ambientes com interesses divergentes aos interesses da Comissão. Fico satisfeito também pela escolha de parceiros competentes que nos auxiliaram nesta empreitada, transmitindo confiança de que o caminho que havíamos escolhido estava correto. Esta norma significa o início de muitas outras normas que virão, agora para definir a utilização do produto em diversos setores”. 

Segundo o vice-coordenador da Comissão Setorial de EPS da Abiquim, Airton Hajaj, “A aplicação da Norma deverá melhorar os controles na qualidade, confiabilidade e segurança dos produtos entregues ao mercado consumidor. A criação da Norma também auxiliará os transformadores de EPS a aumentarem a qualidade dos produtos, ressaltando a importância do EPS para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas”.

Para mais informações sobre a norma entre em contato com a assessora de Comissões Setoriais e Normas Técnicas da Abiquim, Renata Fernandes, pelo e-mail: renata.souza@abiquim.org.br