APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Especialistas de logística discutem os desafios no transporte de produtos químicos durante a pandemia de Covid-19

Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020

Reprodução: YouTube/Abiquim



A Abiquim realizou, no dia 29 de maio, a live “Os desafios da logística de produtos químicos durante e pós-pandemia” com a participação da coordenadora da Comissão Temática de Logística da Abiquim e da área de logística da Braskem, Antonieta Rojas; do relações institucionais da Ceslog, Sérgio Sukadolnick; da consultora na Agenda Estratégica de Logística da Indústria Química e sócia da Leggio Consultoria, Camila Affonso; e teve moderação do presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino; e da gerente de Comunicação da Associação, Camila Matos. 

A coordenadora da Comissão Temática de Logística da Abiquim, Antonieta Rojas, explicou que as primeiras ações do setor foi dar continuidade na produção e logística dos itens essenciais no combate à pandemia e na entrega de doações feitas pelas empresas. 

A segurança dos profissionais envolvidos nos processos logísticos também foi debatida. “Para dar suporte aos caminhoneiros foram criados programas de apoio psicológico, além de campanhas sobre os cuidados com a higienização dos caminhões e o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, explica Antonieta. 

Já o relações institucionais da Ceslog, Sérgio Sukadolnick, lembra que foram feitas mudanças no layout da empresa para promover distanciamento e criação de novos protocolos. “Foi trabalhada a prevenção, a proteção, o treinamentos para o uso dos EPIs e são realizadas higienizações constantes nos veículos”. Sukadolnick também destacou a utilização do guia, “Covid-19: Recomendações para motoristas e destinatários no transporte de produtos químicos” elaborado pelasComissões Temáticas de Logística e de Parceiros do Atuação Responsável da Abiquim, nas operações de carga e descarga. “Os motoristas também foram instruídos a evitar aglomerações. Se tiver muita gente nos vestiários e restaurantes dos postos de combustível eles esperam ou escolhem horários com menor frequência de pessoas para entrarem nos estabelecimentos”, completa. 

Os participantes também acreditam que a pandemia pode gerar mudanças na forma de trabalho dos profissionais de logística.  “O setor se reinventou com soluções digitais que permitem a cadeia logística trabalhar remotamente. Ao mesmo tempo existem legislações que precisam ser revisadas para se adaptarem a essa nova realidade”, explica a coordenadora da Comissão da Abiquim, Antonieta Rojas. 

A Agenda Estratégica de Logística da Indústria Química, desenvolvida pela Abiquim com a Leggio Consultoria, desde 2016, tem além de 45 pleitos de infraestrutura, 25 pleitos de regulação, que visam modernizar a legislação para o transporte de cargas químicas. A sócia da Leggio Consultoria, Camila Affonso, explicou que os pleitos propostos na Agenda não foram paralisados com a pandemia, entre elas estão inclusas ações que podem tornar o Porto de Santos. “Foram publicadas em 24 de abril as novas normas de atracação do Porto de Santos e entre os pontos principais estão a punição de atrasos não justificados, a disponibilidade de armazenagem como condição para fazer a movimentação e o estabelecimento de produtividade mínima nos berços de atracação”.

Segundo o relações institucionais da Ceslog, Sérgio Sukadolnick, o uso do modal aquaviário e da cabotagem também depende da maior utilização de contêineres e isotanques, que possibilitem fazer o intercâmbio entre os modais ferroviário, rodoviário e aquaviário. “É preciso eleger um equipamento padrão para todos os modais, além de melhorar a produtividade nos processos de carga e descarga nos portos”.  

A capacidade da cadeia logística de produtos químicos de se adaptar de forma rápida às mudanças foi ressaltada pelos participantes e a resiliência do setor diante da situação foi lembrada pela sócia da Leggio Consultoria, Camila Affonso, que acredita em uma retomada do setor químico atendendo às demandas geradas pelo mercado. A coordenadora da Comissão de Logística, Antonieta Rojas, acredita que o setor continuará desenvolvendo novas soluções para aumentar a produtividade na logística visando aumentar a integração das cadeias, mas que é necessário ter foco nas ações com objetivo de priorizar as demandas atuais.   

Clique aqui para assistir a live “Os desafios da logística de produtos químicos durante e pós-pandemia” completa no canal da Abiquim no YouTube. 

Clique aqui para fazer o download do guia, “Covid-19: Recomendações para motoristas e destinatários no transporte de produtos químicos”.