APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

BNDES promove webinar sobre o mercado de gás no Brasil reunindo governo e consumidores do insumo

Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoveu, no dia 29 de junho, o webinar “Gás para o Desenvolvimento” sobre a importância do desenvolvimento de um mercado de gás natural aberto, dinâmico e competitivo no Brasil. O webinar teve a participação do Ministro da Economia, Paulo Guedes; e do presidente do BNDES, Gustavo Montezano, além de especialistas e representantes dos setores consumidores do gás natural. 

Na abertura do webinar o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, esclareceu que o Banco quer atuar como um pilar no debate público e privado do tema e o objetivo do webinar foi promover o debate com os principais players do mercado privado e do poder público para tomar as melhores decisões estratégicas sobre o tema. 

O ministro Paulo Guedes, abordou o trabalho do governo federal para atenuar os impactos da pandemia de Covid-19 na economia brasileira e destacou a necessidade de alterar o regime dos próximos leilões de campos do pré-sal do regime de partilha para o de concessão e aumentar a atração dos players internacionais. “Os leilões vão ser menos rentáveis, mas a nossa preocupação é gerar centenas de milhões em investimentos, empregos e aumentar a produtividade com energia barata”. 

A diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, foi uma das especialistas convidadas para abordar a importância de um gás natural mais competitivo para aumentar a competitividade da indústria química. “O setor consome 25% de toda a demanda do gás no País. Temos mercados, as maiores empresas do mundo possuem operações no Brasil, temos o pré-sal que permite a abundância da matéria-prima e a química tem como agregar valor e aproveitar todas as potencialidades do gás natural”. 

Fátima explica que um mercado de gás natural mais competitivo permitirá a correção em cadeias estruturais e o Brasil poderia receber investimentos no segmento de fertilizantes e de metanol, gerando empregos e renda ao mesmo tempo reduzindo a dependência de insumos importados. A diretora da Abiquim ainda esclareceu que o Brasil é tomador de preços no segmento químico. “Concorremos com o preço praticado no mercado internacional, mas a produção nacional segue valores superiores e é necessário trazer os custos de produção nacionais aos do mercado internacional”. 

O setor químico é intensivo em capital e as empresas químicas necessitam de previsibilidade, com contratos de longo prazo para decidirem investir em um país. Para o Brasil atrair investimentos no futuro é preciso que já sejam criadas as ferramentas de atração de investimento como segurança no fornecimento e um mercado livre. 

O webinar também teve a participação do secretário-adjunto do Ministério de Minas e Energia, Bruno Eustáquio de Carvaho; do diretor de Projetos e Suprimentos de Gás da Comgás, José Carlos Oliver; do gerente executivo de Gás e Energia da Petrobras, Rodrigo Costa; do vice-presidente da Ternium Brasil, Pedro Teixeira; do gerente de Regulação da Shell para a América do Sul, Alexandre Cerqueira; da vice-presidente de Energia e Marketing da Equinor Brasil, Cláudia Brun; do superintendente de Petróleo e Gás Natural da Empresa de Pesquisa Energética, Marcos Faria; do diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDES, Fábio Abrahão; e do gerente do Departamento de Gás, Petróleo e Navegação do BNDES, André Pompeo. 

Clique aqui para assistir à programação completa do webinar “Gás para o Desenvolvimento”.