APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim realiza reuniões com os coordenadores da FPQuímica

Terca-Feira, 26 de Maio de 2020

O tema foi a apresentação do cenário do setor químico durante a pandemia de Covid-19


O coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da FPQuímica, deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) participou de uma reunião com representantes da indústria química, no dia 19 de maio, via videoconferência.

O presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, iniciou a reunião fazendo um panorama do setor em meio à pandemia, destacando a amplitude da indústria química, que, segundo ele, engloba empresas com alta demanda e outras com operações paradas.

Em seguida, foi tratada a inclusão do setor no Decreto nº 10.282/2020 que lista os serviços públicos e as atividades essenciais. Marino explicou que a definição, no âmbito da União, se fez necessária para mitigar problemas enfrentados em níveis estaduais ou municipais, como bloqueio de fronteiras ou falta de especificação para funcionamento do setor. “Movimentações para alterações desse Decreto podem ser prejudiciais à indústria”, afirmou.

O executivo da Abiquim destacou ainda as iniciativas sociais da indústria para o combate à pandemia. Ele citou a doação de espessantes para álcool gel ou o próprio produto, a doações de materiais para fabricação máscaras ou mesmo de recursos financeiros para custeio de respiradores.

Já o deputado ressaltou a dificuldade de coordenação de atuação nesse momento, que combina a crise na saúde com questões econômicas, políticas e sociais, mas afirmou que acredita na possibilidade de convergência, especialmente por parte do Poder Legislativo. O parlamentar disse que concorda com a definição das atividades da indústria química como essenciais, mas que esse Decreto inclui outras atividades excessivas.

O deputado Daniel Almeida afirmou que irá observar o tema com mais profundidade e irá tratá-lo com outros líderes e com o Presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ). Também expressou sua preocupação com as dificuldades enfrentadas pelas empresas de médio e pequeno porte na obtenção de créditos, além de preocupação com a manutenção de empregos, destacando articulações para aprovação da Medida Provisória (MPV) 936/2020, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

O deputado concluiu destacando o interesse em comunicação com a indústria e sua disposição para defesa do setor.

No dia 21 de maio, foi realizada a reunião dos representantes da indústria química com o coordenador de Inovação e Tecnologia da FPQuímica, deputado Eduardo Cury (PSDB/SP). Durante o encontro, além dos temas já citados, também foram abordados o trabalho desenvolvido pelas empresas químicas em garantir o financiamento de suas cadeias produtivas e a descentralização de produtos chave para a biossegurança nacional. O deputado Eduardo Cury elogiou a forte política de compliance das indústrias químicas e como a distribuição das plantas industriais nas regiões sul, sudeste e nordeste permite a composição de parlamentares de diferentes regiões e partidos na Frente.   

A Abiquim está realizando uma série de audiências com parlamentares para discutir o cenário do setor. Já estão confirmados próximos encontros com os deputados Afonso Motta (PDT/RS), Jerônimo Goergen (PP/RS) e Marcos Pereira (Republicanos/RS).

Além dos deputados Daniel Almeida e Eduardo Cury, e do presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, participaram das reuniões o gerente de Relações Institucionais da Oxiteno, Frederico Marchiori Xavier de Jesus; a Relações Institucionais da Oxiteno, Veronica M. Horner Hoe Lopes; o relações com Investidores e Relações Institucionais da Unipar, Sergio Luiz Baptista dos Santos; os assessores de Relações Institucionais da Abiquim, Lidiane Soares e Pável Pereira; o diretor da Umbelino Lobo, Antônio Marcos Umbelino Lôbo; e o assessor da Umbelino Lobo,  Leonardo Nunes.