APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Seminário debate soluções sustentáveis para reduzir emissão de gases de efeito estufa

Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2013


Nas últimas décadas, tem-se observado um aumento constante da temperatura global e um dos fatores apontados é a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera. Consciente do problema, a Abiquim, sob o guarda-chuva do Protocolo de Kyoto e dos Princípios Éticos do Atuação Responsável®, desde 2001, tem incentivado as empresas a adotar ações para reduzir ou compensar voluntariamente essas emissões nas unidades industriais químicas através da implementação de Programas de Produção Mais Limpa (P+L), Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e aplicação dos conceitos da Química Sustentável. 

A Associação também iniciou a publicação dos indicadores de meio ambiente, do indicador de emissão de dióxido de carbono equivalente e, em 2010, elaborou com o Ministério da Ciência e Tecnologia o inventário de Gases de Efeito Estufa dos processos produtivos que integrou a segunda comunicação do Brasil ao Protocolo de Kyoto. Após a publicação da Política Nacional de Mudanças Climáticas e sua regulamentação, em 2011, o setor químico foi um dos quatro setores industriais contemplados no Plano Setorial de Mitigação da Mudança Climática para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono. 

Assim, com o objetivo de identificar oportunidades, a Associação em parceria com a Braskem, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Conselho Internacional das Associações das Indústrias Químicas (ICCA), e patrocínio da Basf, está organizando o Seminário ‘Mudanças Climáticas: em busca de soluções sustentáveis’, que será realizado em 4 de novembro, em São Paulo, promovendo o debate com os setores que responsáveis pelas políticas de gestão, creditícias e fiscais para a redução e/ou mitigação de GEE no Brasil buscando fortalecer a competividade e a promoção do produtos químicos.

O evento contará com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do BNDES, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da academia, do grupo de Mudanças Climáticas e Energia do ICCA, dentre outros convidados. Durante o encontro, serão debatidos temas como o Marco Legal Brasileiro de Mudanças Climáticas, o cenário internacional, os instrumentos econômicos voltados às mudanças climáticas, os desafios e oportunidades para os setores industriais, materiais de construção civil, catalisadores e bioenergia. 

De acordo com a gerente de Assuntos Regulatórios e Sustentabilidade da Abiquim, Dra Nicia Mourão, a parceria entre academia, governo e indústria é fundamental para uma gestão sustentável na indústria química. “É essencial que a transição para uma economia de baixo carbono ocorra em um ambiente de geração do conhecimento, de aumento do emprego qualificado do consumo consciente e sustentável”, explica. 

A Abiquim tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria química do País por meio de ações pautadas no Programa Atuação Responsável®, iniciativa voluntária de gestão, para a melhoria contínua em saúde, segurança e meio ambiente. “Com esse Seminário, queremos consolidar a liderança da indústria química nacional e do comprometimento das empresas associadas quanto à gestão de GEE e a busca do uso de matérias-primas e combustíveis renováveis sempre que possível, além de reforçar nosso compromisso de buscar constantemente soluções inovadoras e sustentáveis que impactem na redução e ou mitigação das emissões de carbono”, explicou Nicia.

SERVIÇO
Seminário: Mudanças Climáticas: em busca de soluções sustentáveis
Data: 4 de novembro de 2013
Horário: das 8h30 às 18h
Local: sede da CNI, em São Paulo. Rua Surubim, 504 - Brooklin Novo.
Taxa de inscrição para empresas associadas à Abiquim: R$ 400,00. 
Taxa de inscrição para empresas não associadas à Abiquim: R$ 600,00.
Inscrições: http://www.abiquim.org.br/curso-e-evento/lista-de-evento





Informações à Imprensa:
Allcomm Partners
Mario Viana 
 mario.viana@allcommpartners.com.br / (11) 99983-1269
Ligia Leme 
 ligia@allcommpartners.com.br / (11) 96152-7788