APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável debate o cenário pós-pandemia e a relação Covid-19 e sustentabilidade

Terca-Feira, 28 de Abril de 2020

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) realiza a série (Re)Visão 2050 – Planejando o Mundo Pós-Pandemia, com oito webinars gratuitos focados no mundo após a pandemia gerada pela Covid-19.

Segundo a presidente do CEBDS, Marina Grossi, mais do que nunca, o planejamento de longo prazo é importante. “É preciso planejar a retomada dos negócios, olhando pra frente e pensando qual o rumo queremos dar a eles, aproveitando a oportunidade para repensar como fazer diferente e até mesmo acelerar a transição para uma nova economia. Quando a pandemia chegou, nós estávamos revisitando as diretrizes da Visão 2050, publicação que lançamos em 2012. Optamos então por olhar para os nossos temas sob a luz dessa crise e reavaliar se estávamos no caminho certo, vendo o que precisamos trilhar para alcançar o mundo que queremos para 2050”.

Marina explica que a definição dos temas prioritários e que deveriam ser abordados na revisita à Visão 2050 segue diretriz determinada pelo Conselho de Líderes do CEBDS (formado pelos CEOs das empresas associadas). “Esses temas prioritários foram agrupados e possuem elementos norteadores e elementos transversais e já estariam sendo discutidos na Visão 2050, independente dos webinars. Entre os elementos transversais temos, por exemplo, a geração de impacto social positivo e as mudanças climáticas. Já dentre os elementos norteadores estão as discussões sobre o futuro do trabalho, o futuro do capitalismo e o futuro da liderança. Com esses elementos vamos discutir por exemplo, o impacto da água e do saneamento na saúde pública e na eficiência hídrica das empresas. Ou no caso do webinar sobre pessoas, vamos falar tanto da desigualdade social quanto sobre a necessidade da diversidade e inclusão dentro das empresas e na sociedade”.

O primeiro webinar será realizado no dia 29 de abril, das 8 às 9 horas, e terá o tema “Água, Saneamento e Saúde Pública”, no qual serão abordadas as consequências sociais e econômicas do déficit da população brasileira no saneamento básico. Estão confirmados para o webinar a coordenadora para o Brasil do 2030 Water Resources Group do Banco Mundial, Stela Goldstein; da presidente da BRK Ambiental, Teresa Vernaglia; e da cofundadora e diretora do Projeto Manivela, Joyce Trindade.

Os webinars serão realizados a cada duas semanas e os próximos encontros abordarão os temas: Pessoas, Finanças, Alimentos, Energia, Biodiversidade e Florestas, Economia Circular e Cidades.

Clique aqui para ver a programação completa da série Revisão 2050 e fazer sua inscrição. 

Mais informações pelo e-mail: aline.bressan@abiquim.org.br, com a gerente de Sustentabilidade da Abiquim, Aline Bressan.