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Comissão de Recursos Humanos e Assuntos Trabalhistas discute ações para o bem-estar dos colaboradores

Quinta-Feira, 16 de Abril de 2020

Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020

          

As comissões temáticas e setoriais da Abiquim mantêm uma rotina de reuniões, por meio de videoconferência, com o objetivo de desenvolver ações e trabalhos que auxiliem os associados a passarem por este momento de dificuldade com menor impacto nas operações das plantas industriais e nas áreas administrativas. 

A Comissão de Recursos Humanos e Assuntos Trabalhistas promove discussões virtuais com foco na interpretação das novas medidas promovidas pelo governo federal, que regem as relações trabalhistas, e no bem-estar dos colaboradores. 

A Comissão recomenda que os gestores da área de recursos humanos tenham muita parcimônia antes de tomar qualquer medida em relação aos colaboradores, pois os questionamentos, por parte do Ministério Público e da Justiça do Trabalho (TST), podem vir após o momento de crise. Também é essencial o alinhamento com a área de compliance das empresas, pois as medidas propostas pelo governo também afetaram as práticas adotadas antes do cenário da pandemia causada pela Covid-19. 

Em relação aos colaboradores a Comissão recomenda:

•           a organização deve fazer uma avaliação detalhada para averiguar os ajustes necessários com base no Ofício Circular SEI nº 1088, de 27 de março de 2020, do Ministério da Economia;

•           ao retirar o vale alimentação dos funcionários as empresas precisam lembrar que existe o benefício fiscal do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT);

•           independente da situação de crise, não se pode exigir dos funcionários que os pedidos sejam atendidos durante as férias;

•           manutenção do diálogo com o sindicato profissional;

•           antes de tomar qualquer decisão é necessário dialogar com todos os stakeholders, mesmo que as mudanças obedeçam as novas legislações.


Saúde dos colaboradores 

Ações em prol da saúde dos colaboradores também estão na pauta da Comissão. Entre as ações que podem ser implantadas pelas empresas foram apontadas: 

•           Realização de seções diárias de meditação on-line com duração de 15 minutos; 

•           Pesquisa on-line com os colaboradores a respeito do que estes estão vivenciando em suas residências;

•           Promova “café social” ou “happy hour” virtual em que os colaboradores possam conversar sobre assuntos diversos.


Mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Comissão Setorial de Recursos Humanos e Assuntos Trabalhistas da Abiquim pelo e-mail: rita.rodrigues@abiquim.org.br, com a coordenadora-executiva a Comissão, Rita Rodrigues. 


Clique aqui para ler o Ofício Circular SEI nº 1088/2020/ME.