APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Ministério da Saúde realiza oficinas para discutir norma de potabilidade da água para consumo humano

Segunda-Feira, 02 de Marco de 2020

Foto: Abiquim/Divulgação

A analista técnica de Políticas Sociais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, 

Adriana Cabral, palestra durante a oficina realizada em Brasília



O Ministério da Saúde realiza em março uma rodada de oficinas em todas as regiões do País para apresentar e discutir a nova norma de potabilidade da água para consumo humano, que atualiza os parâmetros de monitoramento da água, como turbidez, cor e pH, realizados pelos prestadores de serviço de abastecimento de água e pelo setor de saúde. 

Todas as oficinas são abertas ao público e tem duração de um dia, das 9 às 17 horas. A primeira oficina foi realizada no dia 2 de março em Brasília, no dia 3 de março serão realizadas oficinas nas cidades de Maceió (AL) e Belo Horizonte (MG), no dia 4 de março, em Florianópolis (SC); e no dia 11 de março, em Belém (PA). 

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM), é responsável por normatizar os padrões de potabilidade da água para consumo humano, atualmente expressos no Anexo XX da Portaria de Consolidação (PRC) nº 5/2017. Nos últimos anos a CGVAM coordenou o processo de revisão da norma com a contribuição técnica de especialistas no assunto. Após concluídas as discussões para elaboração da minuta, o texto será encaminhado para consulta pública virtual.

A Abiquim foi representada na oficina, realizada em Brasília, pela assessora de Comissões Setoriais, Carolina Ponce de Léon.

Para participar das oficinas, é necessário o envio do nome completo, CPF, instituição e e-mail de contato para portariams.agua@saude.gov.br. Na mensagem, também deve ser indicada a oficina escolhida.

Clique aqui para ver o local de realização de cada oficina. 

Mais informações com a assessora da Abiquim, Carolina Ponce de Léon, no e-mail: carolina.poncedeleon@abiquim.org.br.