APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

FIEMG apresenta Programa de Economia Circular e Simbiose Industrial para a Comissão de Meio Ambiente da Abiquim

Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019

Foto: Abiquim/Divulgação

Programa de Economia Circular da FIEMG foi apresentado à Comissão de Meio Ambiente da Abiquim 


O Programa de Economia Circular em Distritos Industriais, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), foi apresentado aos membros da Comissão Temática de Meio Ambiente da Abiquim, no dia 5 de dezembro, pelo Coordenador de Economia Circular da Federação, Guilherme da Mata Zanforlin.

O programa, que está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é realizado em Minas Gerais por empresas de diferentes setores econômicos e cria oportunidades de negócios coletivos nos distritos industriais e nas regiões próximas ao adensamento de indústrias, onde a FIEMG, em parceria com universidades e associações industriais, identifica oportunidades de recuperação e reuso de recursos entre as empresas da região. O trabalho gera redução de desperdícios e dos custos operacionais, além de ganhos econômicos e ambientais, que melhoram a competitividade das indústrias e proporcionam um ambiente sustentável.

Segundo Zanforlin, o processo para a implementação do programa tem duração de 36 meses e está dividido em três etapas. “Na primeira fase é feita sensibilização, a capacitação, a proposição do negócio às empresas, a avaliação do custo de implementação e medição das reduções nas emissões de CO2 e no uso de matéria-prima. No ano seguinte, as empresas desenvolvem um produto ou serviço no conceito de Ecodesign, e no terceiro ano é trabalhada a logística reversa no consumidor final e na cadeia de fornecedores”. Em 2020 será iniciada a segunda fase do programa nos distritos industriais de Sete Lagoas e de Uberaba, onde o programa foi iniciado.

Clique aqui para mais informações sobre o Programa de Economia Circular em Distritos Industriais.

Mais informações sobre a Comissão de Meio Ambiente, entre em contato com a assessora de Meio Ambiente da Abiquim, Aline Caldas Bressan, pelo e-mail: aline.bressan@abiquim.org.br.